"> Taques deve exonerar todo segundo escalão da Educação – CanalMT
Site O Documento

Taques deve exonerar todo segundo escalão da Educação

Da Redação

O governador Pedro Taques (PSDB) deve demitir todo o segundo escalão da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e parte do terceiro escalão. A maioria dos cargos são ocupados por servidores comissionados. Ontem (3), após a deflagração da Operação Rêmora, o secretário de Educação, Permínio Pinto (PSDB), pediu afastamento do cargo.

Após reunir seu secretariado, na manhã desta quarta-feira (4), o governador Pedro Taques (PSDB) disse que Permínio Pinto foi “traído” pelo núcleo sistêmico da Seduc, que coordena a licitação e o pagamento das obras executadas pela pasta. No entanto, Taques não confirmou a demissão em massa na Educação.

A reunião com o secretariado foi para explicar a investigação na Seduc e pedir atenção redobrada com os pagamentos e gestão de contratos de cada órgão público. Sobre a investigação de pagamento de propina e fraudes em licitações em outras secretarias, o governador evitou comentar. A informação é que mais duas secretarias estão na mira da Delegacia Fazendária (Defaz).

Segundo a secretária de Transparência e Combate à Corrupção, Adriana Vandoni, responsável por encaminhar a denúncia de fraude na Seduc para a Polícia Civil, disse que na reunião o governador reforçou o combate a corrupção doa a quem doer. “O governador Pedro Taques reforçou o posicionamento firme do governo no combate à corrupção e que as denúncias serão sempre entregues aos órgãos competentes”. Vandoni disse ainda que os secretários prestaram solidariedade ao agora ex-secretário Permínio Pinto, que se afastou da pasta para garantir a lisura das investigações.

O secretário do Gabinete de Governo José Arlindo de Oliveira Silva assume interinamente a Secretaria de Educação. Nos bastidores, a a informação é que o deputado federal Ezequiel Fonseca (PP) pode ser efetivado no cargo.

A pedido do governador, o procurador geral do Estado Patrick Ayala explicou que a PGE, CGE e o Núcleo de Gestão se reúnem com José Arlindo ainda hoje para estabelecer o plano de ação na Seduc para o próximo período. “O  governador reafirmou a confiança no secretário Permínio, mas pediu o diagnóstico  completo da situação da Seduc. A determinação é corrigir eventuais distorções”, concluiu.

Operação Rêmora – Na terça-feira (3), o Gaeco (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado) e a Delegacia Fazendária deflagraram uma operação para desarticular um esquema de cobrança de propina e fraude em licitação na Secretaria de Educação. A quadrilha teria movimentado mais de R$ 56 milhões. Na operação foram  expedidos 39 mandados de prisão, condução coercitiva e busca e apreensão. De acordo com o Gaeco, a organização criminosa era dividida por três núcleos e tinha o envolvimento de agentes públicos e de empresários.

Os servidores públicos presos suspeitos de envolvimento no esquema são Fábio Frigeri, Wander Luiz dos Reis e Moises Dias da Silva. Dos três, apenas Wander Luiz dos Reis ainda não foi preso, pois estaria de férias.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta