"> Covid-19: Botelho está com 50% do pulmão comprometido e faz tratamento em SP – CanalMT

Covid-19: Botelho está com 50% do pulmão comprometido e faz tratamento em SP

Da Redação

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Eduardo Botelho (DEM) revelou nesta terça-feira (14) que foi diagnosticado com coronavírus (Covid-19) e já está com 50% do pulmão comprometido.

O parlamentar admite que errou ao minimizar o impacto da doença e não tomar as medidas corretas de prevenção. “Eu cometi alguns erros. Eu subestimei a doença”, reconheceu.

As declarações foram dadas na tarde desta terça-feira (14) durante a sessão extraordinária da Assembleia Legislativa.

Botelho está em São Paulo internado no Hospital Sírio Libanes em São Paulo, acompanhado pelo cardiologista Jorge Kalil, cardiologista que já cuidou da saúde dos ex-presidentes da República Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB).

Inicialmente, Botelho acreditava que tinha algum problema alérgico. “Entendi que era um sintoma normal para esse período seco. Eu todos os anos tenho problema de sinusite, então achei que fosse”, comentou.

Conforme Botelho, a rotina de remédios contra a sinusite durou do dia 30 de junho, uma terça-feira, até o sábado de manhã. O parlamentar seguiu com as medicações por cinco dias porque, segundo ele, naquela quinta-feira (2 de julho), o laboratório apontou resultado negativo para covid-19, no exame feito no dia 26 de junho.

No dia 4 de julho, o parlamentar disse ter sentido outros sintomas. “Como se fosse uma corrente elétrica do pé até a cabeça. Um negócio realmente diferente, então percebi que tinha algo errado”, revelou Botelho. Ele procurou seu médico, que o orientou a voltar para Cuiabá, já que o deputado estava passando os dias em sua casa no município de Chapada dos Guimarães.

Assim que foi consultado pelo médico Carlos Augusto Carretoni, a suspeita de covid-19 foi apontada. Segundo o deputado, foi prescrita a ele uma série de medicamentos já usados no tratamento para casos de coronavírus. Esse kit foi tomado por ele por cinco dias. Depois, em uma segunda consulta, uma tomografia apontava que Botelho já estava com 10% do pulmão comprometido, sendo que, conforme o médico, o uso da azitromicina não teria funcionado.

Segundo Botelho, a pretensão do dr. Carretoni era fazer uma nova consulta nessa segunda-feira (13). Contudo, no fim de semana, o parlamentar sentiu seu quadro de saúde se agravando.

“Ocorre que nesse final de semana apareceram muitas intercorrências. Tive febre, calafrios. De domingo para segunda senti muita febre, passava de 40º e não aliviava. Fomos fazer a tomografia e detectou que já tinha mais de 50% de comprometimento. Então ficamos na opção de que poderia precisar, a qualquer momento, de um sistema de UTI. E como Cuiabá está totalmente colapsado, nós, naquela análise de que pode ser que não precise ou que precise a qualquer momento, tomamos a decisão de vir para São Paulo”, revelou Botelho.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta