"> Câmara deve barrar manobra para reeleger presidente da Mesa – CanalMT
Reprodução

Câmara deve barrar manobra para reeleger presidente da Mesa

Diário de Cuiabá

Ao que parece o projeto de reeleição do vereador Justino Malheiros (PV) para presidente da Câmara de Cuiabá está perdendo forças. O parlamentar deve enfrentar dificuldades em aprovar o projeto de lei que altera o Regimento Interno da Casa de Leis e garante a sua participação na disputa.

O parlamentar quer disputar a reeleição para permanecer no comando do Parlamento Municipal por mais dois anos. Para tanto, o Legislativo terá que promover uma alteração no Regimento Interno.

Isto porque, atualmente a legislação interna não permite a reeleição para presidência na mesma legislatura e o seu mandato se encerra em dezembro deste ano.

Conforme o regimento interno, a reeleição para presidente só é válida quando acontece de uma legislatura para outra. Diante disso, a mensagem deve ser apresentada nos próximos dias.

O vereador Ricardo Saad (PSDB), por exemplo, é contra a mudança. “Sou muito amigo do presidente, e ele quer tentar mudar o regimento para ser candidato a reeleição e eu sou contra. Cada um tem que passa por um lugar em seu devido tempo, se tiver o direito de permanecer tudo bem, mas mudar as regras do jogo para favorecer um candidato não é certo”, justificou o vereador.

O parlamentar tucano ainda acrescenta que tentou convencer Justino de desistir da reeleição, mas não obteve êxito. “Tem outros nomes na disputa, mas vamos ter que esperar para ver o que acontece. Acredito que ele não consegue aprovar esta mudança no Regimento. Tentei conversar com ele para ele desistir disso, pois tudo na vida tem um momento”, finalizou.

Com o pedido de afastamento do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), protocolado pelo Ministério Público na última sexta-feira (27), o vereador Dilemário Alencar (PROS) também acredita que o atual presidente não conseguirá aprovar o projeto.

“Houve algumas movimentações no sentido de haver uma emenda ao regimento interno para que permitisse a reeleição do presidente, mas na semana passada esfriou muito essa questão por conta do pedido do afastamento do prefeito. Eu não sei se vão conseguir fazer essa mudança, porque se colocar o projeto em regime de urgência precisa de 17 votos para aprovar, e eu não sei se o Justino tem 17 votos”, disse o parlamentar.

Dilemário ainda se posiciona contra a medida. “Eu penso que quanto mais alternância de poder tiver melhor. Lá no passado a Assembleia fez essa mudança e o poder ficou nas mãos de poucos por vários anos. Acredito que a alternância é importante para que cada vereador possa exercer a presidência e colocar suas ideias”, finalizou.

A eleição para escolha da nova Mesa Diretora do Parlamento Municipal ocorre no mês de agosto. Além de Justino, também estão no páreo os vereadores Renivaldo Nascimento (PSDB) e Misael Galvão (PSB)


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta