"> Sachetti e Garcia deixam PSB por discordância com diretório nacional – CanalMT
Divulgação

Sachetti e Garcia deixam PSB por discordância com diretório nacional

Lizandra Macedo

Após oficializar o desligamento do PSB, os deputados federais Adilton Sachetti e Fábio Garcia não indicaram qual a preferência para assinar a ficha de filiação a um novo partido.

Sachetti confirmou que recebeu convites nos últimos dias, mas ainda segue sem tomar nenhuma decisão.

“Dialoguei com o Podemos, DEM, PTB, PR e outros partidos. Mas, vou tomar uma decisão sem precipitação alguma”, disse.

O deputado federal Fábio Garcia foi oficialmente convidado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (RJ), já o convidou formalmente para aderir ao DEM. Por outro lado, também é assediado por outros partidos como o PMDB, PT, PPS e PSDB.

A saída de Sachetti e Garcia representa o início de uma debandada das principais lideranças do PSB de Mato Grosso.

A bancada do partido na Assembleia Legislativa, representada por quatro deputados estaduais, está disposta a deixar a legenda por divergências com o diretório nacional e de não aceitar a chefia atribuída ao deputado federal Valtenir Pereira.

O deputado estadual Oscar Bezerra mantém diálogos com o PR, PP e PTB. Os deputados Mauro Savi, Adriano Silva e o presidente do Legislativo, Eduardo Botelho também mantém conversa com diversos partidos. No entanto, as conversas estão mais adiantadas com o DEM.

O empresário e ex-prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, é um dos nomes cotados para concorrer ao governo do Estado ou Senado nas eleições de 2018 e está disposto a deixar o PSB. Partidos como DEM, PP e PTB já o convidaram para filiação.

Os parlamentares aguardam o mês de março de 2018, quando ocorre a abertura da janela partidária, que é o prazo de 30 dias para mudança de partido sem perda de mandato por infidelidade partidária para aqueles que encerrarão seus mandatos em dezembro. Ou seja, só é válida aos deputados estaduais e federais.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta