"> VG recebe investimentos na Educação – CanalMT
Reprodução

VG recebe investimentos na Educação

Da Redação

Um novo espaço vai beneficiar, a partir de agora, alunos do ensino médio, jovens e adultos, de sete bairros de Várzea Grande. O governador do Estado Pedro Taques e a prefeita de Várzea Grande Lucimar Sacre de Campos, inauguraram na noite desta terça-feira (15), a Escola Estadual Professora Elizabeth Maria Bastos, no bairro Jardim Eldorado. Com a inauguração da nova estrutura, ganham também os alunos do ensino fundamental, crianças de 04 e 05 anos, que estudavam em salas de aulas anexas e agora poderão retornar às instalações da Escola Municipal de Educação Básica Júlio Corrêia.

“No passado o Município cedeu ao Estado as instalações físicas da escola municipal para que ali funcionasse o ensino médio. Agora a escola Júlio Corrêia retorna para o Município. Com a parte da nossa política de dotar as nossas escolas de infraestrutura adequada aos nossos alunos, este espaço físico passará por reforma geral e  no máximo 40 dias teremos ao menos 600 alunos do ensino fundamental devidamente instalados nos dois períodos”, anunciou a prefeita Lucimar Campos. Agradecendo ainda o empenho do Governo do Estado em construir novas escolas Estaduais no território de Várzea Grande, o que contribui para a redução da evasão escolar e supre as necessidades de vagas. “São  essas parcerias que valem a pena estabelecer. Trabalhar com os nossos jovens e dar a eles oportunidade de frequentar salas de aulas, para a construção do seu futuro promissor. Novas escolas serão construídas ainda neste ano, tanto estadual quanto municipal”.

O governador Pedro Taques foi homenageado pela família da professora que deu nome à escola inaugurada “Elizabeth Maria Bastos”, que nasceu e morreu em Várzea Grande e dedicou 22 anos da sua vida à educação. “A nova Escola Estadual professora Elizabeth Maria Bastos é a 17ª unidade entregue neste ano de 2017. Nesta unidade investimos R$ 5,2 milhões, mas os investimentos em educação no Estado já somam R$ 180 milhões. Esse é o maior programa de ações e investimentos da história da educação de Mato Grosso. Até o final de 2018, seremos responsáveis pela inauguração de 35 novas escolas, 15 Centros Integrados Escola-Comunidade (CIEC), 20 quadras poliesportivas e 70 reformas gerais. Quero investir também na valorização do profissional da educação. Minha mãe aqui presente é professora aposentada da Rede de Ensino do Estado e sei quão importante é essa profissão. Estou investindo, não somente com estruturas de trabalho mais dignas e condições de ensino adequadas, mas também com concurso público oferecendo 5.748 vagas para o setor educacional”, declarou o governador.

O secretário de Estado de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Marco Marrafon, foi o primeiro a discursar durante a inauguração da Escola Estadual Professora Elizabeth Maria Bastos. Marrafon falou sobre a política de educação do Governo do Estado em construir novas unidades escolares baseadas no “Pró-escolas” que objetiva a melhoria do nível de aprendizagem através de infraestrutura de qualidade e boa ambiência e, anunciou novos investimentos para o setor educacional em Várzea Grande. “Em parceria com a Prefeitura Municipal ainda este ano de 2017, iremos assinar a ordem de serviço para a construção de mais três escolas estaduais. Elas serão construídas nos bairros São Simão, Souza Lima e Parque Sabiá”, anunciou.

O vereador Claido Celestino Batista (Ferrinho),  ressaltou que os investimentos que vem sendo feitos pelo governador Pedro Taques e pela prefeita Lucimar Campos em Várzea Grande, entrarão para a história da cidade. “Nunca se investiu tanto em áreas públicas tão importantes para a população menos favorecida como agora se investe em educação, saúde e infraestrutura. E, o mais importante é o legado que esses investimentos deixarão para nossa sociedade: a educação e a saúde de nossas crianças”, disse.

Para a prefeita Lucimar Campos a inauguração da Escola Estadual Professora Elizabeth Maria Bastos, vem atender a uma antiga reivindicação dos moradores do bairro Jardim Eldorado e região, além de comprovar a presença do Poder Público Estadual presente com ações no município. “A realização dessa moderna escola é resultado do compromisso do governador Pedro Taques com a população várzeagrandense, principalmente com aqueles menos favorecidos e que precisam dos serviços oferecidos pelo poder público. Prova de seu compromisso com a nossa cidade e população é que está sendo investindo em Várzea Grande não somente na área da educação, mas também na saúde e em infraestrutura. E, por ele atender á essas demandas, a esses sonhos, eu agradeço em nome da população várzeagrandense”, declarou Lucimar.

De acordo com o secretário de Assuntos Estratégicos de Várzea Grande, Jayme Veríssimo de Campos, a expectativa é que o município continue com parcerias edificantes com os governos estadual e federal para que os diversos setores de políticas e serviços públicos municipais sejam ampliados e cheguem a todos em Várzea Grande. “Tenho o entendimento de que quando se investe em educação estamos investindo em pessoas e também no futuro. E essa inauguração hoje é uma demonstração evidente do compromisso do governador Pedro Taques com os menos afortunados que precisam dos serviços oferecidos pelo Poder Público. Aqui em Várzea Grande podemos enumerar esses exemplos. A duplicação da avenida Filinto Muller, a Avenida da FEB, os investimentos em casas populares, UTIs, leitos hospitalares, reforma do ginásio de esportes Fiotão, e mais de 120km em asfalto para os bairros de Várzea Grande. E, vamos continuar trabalhando para estabelecer parcerias como esta que trazem dignidade para o povo várzea-grandense ”, citou Jaime Campos.

Pedro Taques anunciou a intenção de construir uma escola militar no Cristo Rei, também em Várzea Grande. “Desde 1986, quando foi inaugurada a escola Tiradentes em Cuiabá, nenhuma outra unidade militar de educação foi feita. Nós já inauguramos unidades da escola Tiradentes em Nova Mutum e Sorriso. Também iremos inaugurar em Confresa, Juara e Cáceres. Queremos em 2018 inaugurar também uma escola militar no grande Cristo Rei aqui em Várzea Grande”, afirmou Pedro Taques.

Segundo a diretora Daiana Mamedes Cabral Machado, a comunidade escolar ficou muito feliz com a qualidade da escola. “Agora, deixaremos de funcionar em um prédio cedido pela prefeitura de Várzea Grande, no bairro São Matheus e vamos ampliar a quantidade de alunos atendidos de 1,2 mil para 1,6 mil alunos do ensino médio e educação de Jovens e Adultos (EJA). É uma região bem populosa e essa escola vem para suprir uma necessidade de alunos dos bairros São Matheus, Formigueiro, Jardim Eldorado, Parque Sabiá, Residencial São Benedito, Novo Mundo e Jardim Mossoró”, informou a diretora.

A comitiva composta por autoridades municipais, estaduais e da professora aposentada Eda Taques, mãe do governador Pedro Taques, percorreu toda a extensão da escola, e refeitório da unidade.

A inauguração da escola com capacidade para 1,6 mil alunos em três turnos escolares, 18 salas de aula, quadra de esportes coberta e arquibancada, refeitório, salas para diretoria, secretaria, sala de professores e sala de informática, foi prestigiada por secretários e servidores estaduais e municipais, vereadores do município,  e pelo vice-prefeito de Várzea Grande, José Aderson Hazama, além da população local.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta