A Iguá Saneamento deve iniciar suas operações na Capital por meio da empresa Águas Cuiabá na próxima semana. A expectativa é que, nos próximos dias, a nova companhia assuma os serviços atualmente prestados pela CAB Cuiabá, adquirida pela Iguá. A mudança está dentro do prazo estabelecido pelo município que, após meses de intervenção, aceitou a documentação apresentada pelos novos controladores da empresa de saneamento e manteve em vigor o contrato de concessão dos serviços.
A mudança foi oficializada pelo prefeito Emanuel Pinheiro no último dia 14 de julho. A Iguá se compromete a investir R$ 204 milhões nos próximos 18 meses para melhorar os serviços de distribuição de água tratada em Cuiabá, bem como a coleta e tratamento do esgoto produzido.
Nos próximos sete anos a empresa terá que investir R$ 1,4 bilhão para solucionar os problemas da falta d’água e do esgoto que não é coletado e nem tratado e acaba despejado em rios e córregos da Capital. A concessão para a empresa que pertence ao grupo de bancos credores do Grupo Galvão, dono da CAB Ambiental, é de 25 anos. O montante a ser investido deve ser utilizado para melhorias e adequações na distribuição de água, além de ampliação da cobertura do sistema de coleta e tratamento de esgoto.
“Eu queria uma comprovação muito mais detalhada dos investimentos para proteger ainda mais o município. No entanto, eles assumem agora sob uma nova gestão que será inflexível, não irá tolerar negligencias e fiscalizará tudo. Vamos exigir que todos os compromissos feitos com a população sejam honrados. Cuiabá sofre com atraso enorme em relação ao saneamento e agora temos que correr contra o tempo para poder recolocar a cidade nos trilhos”, disse o prefeito a ocasião do anúncio.
A Iguá Saneamento possui aporte financeiro do Banco Bradesco, Banco Votorantim, BNDESPar e RK Partners Investimentos (RKP) e vem assumindo todas as operações da CAB Ambiental, depois que o Grupo Galvão, controlador da empresa, entrou em recuperação judicial.
Nova companhia inicia operações no lugar da Cab na próxima semana
Da Redação
O que achou desta matéria? Dê sua nota!: