"> Emanuel Pinheiro mantém grupo e evita racha político na Câmara Municipal – CanalMT
Reprodução

Emanuel Pinheiro mantém grupo e evita racha político na Câmara Municipal

Kayza Burlin

O prefeito eleito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB), foi bem sucedido nas articulações de bastidores feitas para impedir um racha político na Câmara Municipal e conseguiu fechar consenso em torno do nome do vereador eleito para o primeiro mandato, Justino Malheiros (PV).

Após uma reunião em sua residência na sexta-feira (23) em sua residência no bairro Jardim das Américas, foi firmado o consenso de que o presidente do Legislativo no biênio 2017/2018 será o vereador eleito para o primeiro mandato com 2.917 votos, Justino Malheiros (PV), filho do ex-deputado estadual Justino Malheiros (PR).

Até o final da noite desta segunda-feira (26), deverá ser fechado um acordo a respeito das demais funções da Mesa Diretora. Porém, o martelo já está praticamente batido em relação a ter o vereador reeleito Renivaldo Nascimento (PSDB) na 1ª vice-presidência. O acordo ainda prevê como 2ª vice-presidente o vereador, Vinicyus Hugueney (PP), considerado uma revelação da classe política ao ser eleito com 3.576 votos em sua primeira disputa eleitoral.

Entretanto, ele aceitou o convite do Executivo para assumir a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, mas ainda coube ao PP indicar ainda a 2ª vice-presidência que ficará com o vereador Diego Guimarães (PP).

Um dos cargos mais cobiçados da Mesa Diretora que permite ordenar despesas é a 1ª secretaria. O nome mais cotado é do vereador Dilemário Alencar (PROS). O nome do vereador Marcrean dos Santos (PRTB) já está confirmado na 2ª secretaria.

O grupo político a favor da candidatura de Justino Malheiros a presidência do Legislativo agregava inicialmente treze vereadores. Recentemente, saltou para 15 com a adesão dos vereadores Chico 2000 (PR) e Ricardo Saad (PSDB).

Como a maioria dos 25 parlamentares já tem voto definido, a tendência é que o vereador Misael Galvão (PSB) desista do projeto de concorrer a Presidência da Câmara Municipal. O socialista foi o primeiro a abrir diálogos com os demais vereadores para emplacar seu nome a chefia do Legislativo, mas não obteve êxito nas articulações políticas.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta