"> Gaeco prende ex-secretário de Educação de Mato Grosso – CanalMT
Reprodução

Gaeco prende ex-secretário de Educação de Mato Grosso

Da Redação

O ex-secretário de Estado de Educação de Mato Grosso, Permínio Pinto Filho (PSDB), foi preso pelo Grupo de Atuação Especial no Combate de Crime Organizado (GAECO), na tarde desta quarta-feira (20) em Cuiabá. Permínio é acusado de participar ativamente de um suposto esquema de fraudes em licitações de construção e reforma de escolas públicas estaduais junto à Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc).

O montante das obras afetadas foi avaliado em R$ 54 milhões. A prisão faz parte da segunda fase da “Operação Rêmora”, denominada “Locus Deliciti”, deflagrada no início da tarde de hoje. Ele foi levado para fazer o exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal e depois para o Centro de Custódia de Cuiabá (CCC).

O ex-secretário foi afastado do cargo logo após a deflagração da Operação Rêmora, no início de maio, quando foram presos o empresário Giovani Guizardi e três servidores da pasta, Moisés Dias da Silva, Wander Luiz dos Reis e Fábio Frigeri, acusados de cobrar propina de empreiteiros que quisessem participar das licitações para obras em escolas estaduais.

Depois da análise de todo material e provas coletadas na deflagração da primeira fase desta operação, o Ministério Público, comprovou que o ex-secretário participou efetivamente do comando da organização criminosa já denunciada.

De acordo com os elementos de prova, foi possível constatar que no escritório mantido pelo denunciado Giovani Belatto Guizardi, localizado no Edifício Avant Garden Business, em frente a trincheira do bairro Santa Rosa, a organização criminosa reunia-se para deliberações e acerto de contas acerca dos crimes praticados. Após a deflagração da primeira fase, foi possível elucidar de forma cabal a presença física do ex-secretário na cena do crime, conforme documentos obtidos nesta segunda fase junto a administradora do referido edifício.

De acordo com assessoria do MPE, há comprovação de que o ex-secretário da Seduc, Permínio Pinto esteve em reunião com o operador da propina Giovane Belatto Guizardi no “Quartel General” do Crime Organizado antes das reuniões ocorridas entres os empresários denunciados em que ocorreram a distribuição das obras da Seduc que sequer estavam publicadas.

Mais informações em instantes


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta