O homem que nesta terça-feira sequestrou um avião da companhia Egypt Air e o desviou ao aeroporto de Lárnaca, no Chipre, foi detido, indicou um porta-voz da presidência do Chipre.
“O homem acaba de ser detido”, disse Nikos Christodoulides no Twitter depois que os últimos passageiros saíram sãos e salvos do avião. O presidente do Chipre, Nicos Anastasiades, afirmou que o sequestro do Airbus A-320 da EgyptAir “não está vinculado ao terrorismo”.
O sequestrador liberou inicialmente os passageiros egípcios e reteve na aeronave os estrangeiros e a tripulação. Posteriormente autorizou a saída das outras pessoas. O motivo exato do sequestro ainda não foi estabelecido. De acordo com a rádio pública cipriota, o sequestrador pediu asilo no Chipre.
Uma fonte do governo disse que o sequestrador pediu para ver a ex-esposa cipriota, que mora na cidade de Oroklini, perto do aeroporto. As autoridades cipriotas anunciaram o fechamento do aeroporto internacional de Larnaca, na região sul da ilha, e desviaram os voos para o aeroporto de Pafos (oeste). O Airbus A-320 voava da cidade egípcia de Alexandria para o Cairo.