"> Grevistas bloqueiam entrada da Seduc e exigem negociação com Governo – CanalMT
Reprodução

Grevistas bloqueiam entrada da Seduc e exigem negociação com Governo

Da Redação

Profissionais da educação, em greve há 40 dias,  fecharam na manhã desta quinta-feira (4) a entrada da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc), no Centro Político Administrativo. Eles bloqueiam as atividades no prédio, impedindo a entrada de servidores no local.

Esse é mais um ato da mobilização, com objetivo de fazer com que o governo avance no processo de negociação com a categoria.

Os professores e demais servidores da Educação reivindicam o cumprimento da Lei 510/2013, que prevê aumentos de salário até 2023. Para este ano, está previsto o incremento de 7,69% nos salários deles.

Desde o início da greve, o Governo alega que não tem condições de pagar o reajuste, além de haver o impedimento legal, por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O Executivo aponta que já aplica 58% da receita em salário, enquanto o limite máximo é de 49%.

Na última segunda-feira, os professores rejeitaram a proposta do Governo, de só pagar o reajuste quando atingir o limite de 49%. Desde então, eles tem realizado atos para chamar a atenção do Governo e da sociedade.

Ontem, um grupo de professores esteve nos semáforos na região central de Cuiabá pedindo dinheiro. O motivo é que o Governo cortou o ponto dos grevistas, fazendo com que eles não recebam salários em junho.

Representantes da categoria também se reuniram com o vice-governador Otaviano Pivetta (PDT), que ficou de elaborar uma proposta para por fim ao movimento paredista. Uma nova assembleia geral está marcada para esta sexta-feira.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta