"> Cine Teatro Cuiabá exibe documentário sobre o poeta Antônio Sodré nesta terça-feira (10) – CanalMT
Além do documentário, Cuiabaratotal é título do livro lançado pela editora Carlini & Caniato - Foto por: Rafael Monteiro

Cine Teatro Cuiabá exibe documentário sobre o poeta Antônio Sodré nesta terça-feira (10)

Antônio Sodré, ou Sodrezinho, autoproclamado o “poeta da transmutação”, será homenageado no documentário Cuiabaratotal (MT, 2021, 30’), dirigido por Lidiane Barros e Protásio de Morais, atração presencial nessa terça-feira (10.05), às 19h30, no Cine Teatro Cuiabá. A sessão integra o projeto Encontros com Cinema e a agenda de comemorações dos 80 anos da abertura do Cine Teatro Cuiabá (inaugurado em 23 de maio de 1942).

A partir das 19h, os multiartistas André Balbino e Eduardo Ferreira, amigos e parceiros criativos de Antônio Sodré, apresentam performance poético-musical no foyer do Cine Teatro, antes da exibição do filme. Classificação indicativa livre e entrada gratuita. A partir das 19h30 é permitido estacionar em frente ao Cine Teatro Cuiabá.

“Antônio Sodré escrevia aforismos, crítica política, teorias e críticas literárias, problematizava a pintura, filosofava, escrevia poesias e se agigantava quando subia ao palco. E Cuiabaratotal mostra um pouco de tudo isso que é Sodré”, adianta Lidiane Barros.

Cuiabaratotal

No documentário, amigos e parceiros de Antônio Sodré relembram vivências com o poeta e comentam sua trajetória, que passeava com desenvoltura entre poesia e música, tendo suas principais canções gravadas pelas bandas Biniditus e Caximir. Os diretores do filme, Lidiane Barros e Protásio de Morais tiveram a chance de conviver com Sodrezinho, eram amigos.

Com base em entrevistas com a família e amigos de longa data, construíram um documentário que realça o poder da palavra de Sodré, que foi essência para poesias e músicas. Também exaltam a contribuição de Sodré à literatura mato-grossense e à formação de leitores à frente da famosa banca de livros que ocupou espaços no Instituto de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso.

O documentário tem edição de Rosano Mauro Jr (que divide direção de fotografia com Protásio de Morais) e motion design de Marcelo Sant’Ana. Participam do filme artistas e pesquisadores como Amauri Lobo, Eduardo Ferreira, Anna Amélia Marimon, Mari Gemma de la Cruz, Luiz Renato, Maria Sodré, Marisa Camargo, André Balbino, José Sodré, Marília Valderez, Neyres Taveira e Ramon Carlini.

Além do documentário, Cuiabaratotal é título do livro lançado pela editora Carlini & Caniato, editado por Ramon Carlini e organizado por Luiz Renato Souza Pinto, escritor e amigo de Sodré, com colaboração da filósofa Maurília Valderez. No documentário, Luiz Renato narra o processo imersivo a que se lançou para a pesquisa do livro.

“Depois do falecimento de Sodrezinho, dois de seus sobrinhos me chamaram para produzir um livro com os poemas dele. Aceitei de imediato e me mudei para o Pedregal. Morei por onze meses a duas quadras da casa dele. Ia lá diariamente. Foi quando me deparei com o extenso acervo do poeta, algo em torno de setenta cadernos de poemas e reflexões. Comecei a estudá-los e senti a necessidade de ajuda de mais alguém nessa empreitada. Convidei a professora Maurília Valderez e hoje esse livro é uma realidade”, assinala Luiz Renato.

Livro e documentário são resultado de projeto contemplado no Edital Mestres da Cultura da Lei Aldir Blanc em Mato Grosso (Secel/Governo de MT/Governo Federal). O download do livro pode ser realizado de forma gratuita pelo site da Tantatinta.

Serviço

Exibição do documentário “Cuiabaratotal” e performance poético-musical dos multiartistas André Balbino & Eduardo Ferreira.

Data: Terça-feira (10.05), a partir das 19h

Local: Cine Teatro Cuiabá (a partir das 19h30 é permitido estacionar em frente ao Cine Teatro Cuiabá).

Entrada gratuita

Mais informações: (65) 2129-3848

Com informações da assessoria

Fonte: Graciele Leite | Secel-MT


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta