"> Emanuel Pinheiro tem maioria para barrar cassação na Câmara Municipal de Cuiabá – CanalMT
Reprodução

Emanuel Pinheiro tem maioria para barrar cassação na Câmara Municipal de Cuiabá

Pablo Rodrigo do GD

Apesar de não ter conseguido evitar a criação da CPI e vê-la se arrastado por quase 3 anos na Câmara Municipal de Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) não terá dificuldades em ser salvo pelos vereadores que dão sustentação ao seu governo contra o pedido de abertura de processo de cassação de seu mandato.

Isso porque dificilmente a oposição conseguirá os 13 votos necessários para aprovar o relatório final que pede o seu afastamento do cargo por 180 dias e a criação de uma Comissão Processante.

A Gazeta fez o levantamento para saber como cada vereador votará. Emanuel já tem 10 votos contrários ao relatório, contra 9 da oposição.

Os vereadores Adevair Cabral (PTB), Renivaldo Nascimento (PSDB), Adilson da Levante (PSB) e Justino Malheiros (PV), afirmaram que votarão contra o relatório.

Renivaldo classificou a CPI como um ‘vergonha’ e ‘politiqueira’. Malheiros disse que o PV votará a favor do prefeito. Já o vereador Toninho de Souza (PSDB), que era o relator da CPI, tinha apresentado um relatório afirmando que a CPI não poderia investigar Emanuel Pinheiro, porque o vídeo em que aparece recebendo maço de dinheiro ocorreu em 2013, quando o prefeito era deputado estadual. No entanto, o seu relatório foi rejeitado.

Já Juca do Guaraná (MDB), Mário Nadaf (PV), Orivaldo da Farmácia (PP) e Dr. Xavier (PTC), não responderam ao questionamento de A Gazeta, porém, fazem parte da base aliada de Emanuel e sempre foram críticos da CPI do Paletó e votam sempre com o governo municipal.

O líder de Emanuel na Câmara, Luís Claudio (PP), orientará a base para rejeitar o relatório da CPI. Já outros cinco vereadores preferiram ficar em cima do ‘muro’ e não adiantar os seus posicionamentos. Vinicius Hugueney (SD), Aluísio Leite (PV), Chico 2000 (PL), Ricardo Saad (PSDB) e Marcrean Santos (PP), afirmam que vão analisar o relatório para definir o voto.

Porém, Chico 2000 e Marcrean deverão votar a favor do prefeito Emanuel Pinheiro, já que fazem parte da base aliada. Já Hugueney e Aluísio Leite garantem independência, mas que só decidirão os seus votos na hora.

A oposição terá os votos de Abílio Júnior (PSC), Clebinho Borges (PSD), Diego Guimarães (Cidadania), Dilemário Alencar (PODE), Lilo Pinheiro (PDT), Marcelo Bussiki (DEM), Sargento Joelson (SD), Kero Kero (PODE) e Felipe Wellaton (Cidadania).

De acordo com o regimento interno, o presidente da Câmara, vereador Misael Galvão (PTB) não vota. Para aprovação do relatório é preciso maioria simples, ou seja, 13 votos.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta