"> Motorista que descumprir rodízio paga multa e pontos na carteira – CanalMT

Motorista que descumprir rodízio paga multa e pontos na carteira

Thiago Andrade/GD

O motorista que for flagrado descumprindo o novo decreto do prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) terá que pagar multa de R$ 130,16 ao município e ainda perde 4 pontos na Carteira Nacional de Trânsito (CNH) já que transitar em dia não permitido por conta do rodízio é considerada uma infração média. A fiscalização das vias será feita pelos agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), os amarelinhos, como são popularmente conhecidos na Capital.

A medida foi anunciada nesta quinta-feira (2) como uma das formas de reduzir a circulação de pessoas pelas ruas. Dessa forma, desacelerar o crescimento de casos do novo coronavírus na cidade.

O rodízio começa a valer na próxima segunda-feira (6) e vai até o dia 20 de julho. Será semelhante ao implantado na cidade de São Paulo e que não surtiu o efeito esperado pelos governantes e lotou o transporte público. Veículos de placas com final par deverão circular nos dias pares, assim como placas com final ímpar em dias ímpares.

Dessa forma, as placas com o último algarismo 0, 2, 4, 6 e 8 circularão nos dias pares do mês, e as placas 1, 3, 5, 7 e 9 nos dias ímpares do mês. O sistema de rodízio não se aplica aos domingos e feriados.

Prefeitura de Cuiabá

Tabela de rodízio

O rodízio não se aplicará aos veículos oficiais devidamente identificados; ambulâncias; veículos utilizados nos serviços funerários; veículos utilizados para entrega de produtos via sistema delivery, devidamente identificados; veículos utilizados no transporte público coletivo municipal; aos taxis e veículos utilizados por motoristas de transporte remunerado privado individual de passageiros, devidamente credenciados e identificados, segundo o decreto do prefeito.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta