"> PF prende conselheiro do TCE de MT por obstrução à Justiça – CanalMT

PF prende conselheiro do TCE de MT por obstrução à Justiça

Rafael Costa/Da Redação

A Polícia Federal prendeu na manhã desta quarta-feira (1º) o conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Waldir Teis. A ordem de prisão preventiva foi expedida pela Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) por conta da suspeita de obstrução à Justiça na 16ª fase da Operação Ararath.

Pela suspeita de obstrução à Justiça, Teis foi denunciado formalmente pela Procuradoria Geral da República (PGR) ao STJ.

No dia 17 deste mês, agentes da Polícia Federal cumpriram mandados de busca e apreensão na residência de Waldir Teis, bem como de empresas privadas suspeitas de corrupção no TCE. Ao enxergá-los, Waldir Teis jogou no lixo cheques que somados correspondem até R$ 450 mil. A ação, no entanto, foi frustrada, em razão de que os cheques foram apreendidos pelos agentes da PF.

Ex-secretário de Estado de Fazenda, Waldir Teis tornou-se conselheiro do TCE em 2004 por indicação do então governador Blairo Maggi.

Atualmente, está afastado do cargo desde abril de 2018 pela suspeita de integrar um esquema de corrupção que consistia em receber propina do ex-governador Silval Barbosa para evitar uma fiscalização mais severa em programa de obras de asfalto liderada pelo Executivo.

Ainda pesa também uma investigação de desvio de R$ 137 milhões no TCE no período de 2012 a 2015, o que também é investigado pelo Ministério Público Estadual (MPE).

A PF confirmou a prisão de Waldir Teis, mas não repassou mais informações por conta do segredo de Justiça aplicado pelo STJ às investigações.

Teis foi encaminhado ao IML para exame de corpo e delito. Em seguida, será encaminhado ao Centro de Custódia de Cuiabá (CCC), unidade prisional em que presos com nível superior cumprem prisão preventiva.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta