"> VG prevê 16,5 mil infectados em setembro e caos na saúde – CanalMT
Reprodução

VG prevê 16,5 mil infectados em setembro e caos na saúde

Da Redação

Após confirmação do Coronel da PM, Alessandro Ferreira da Silva, como novo superintendente da Vigilância Sanitária em Várzea Grande e a requisição de maior efetivo da Polícia Militar, Corpo de Bombeiro e Vigilância Sanitária ao Governo do Estado, a prefeita Lucimar Sacre de Campos em reunião do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (Covid-19) na manhã desta segunda-feira, 08 de junho, formalizou para um grupo de vereadores liderados pelo presidente, Fábio Tardin (DEM), a participação de um representante do Legislativo.

Lucimar Campos reafirmou o endurecimento na fiscalização para se evitar a aglomeração das pessoas e evitar a propagação da Covid 19 e anunciou a divulgação do 4o. Informe Epidemiológico que apresenta dados de incidência da enfermidade, bem como sua possibilidade de crescimento e aumento nos casos, o que se tenta evitar para não decretar o lockdown e a paralisação total de qualquer atividade do município. “Nosso interesse maior é unir esforços com a população para enfrentar mais este desafio que provoca muita instabilidade emocional em todos indistintamente”, assinalou a prefeita de Várzea Grande.

A grande preocupação colocada pela chefe do Poder Executivo e que consta do Informe Epidemiológico está no fato de a continuar a atual incidência da Covid 19, em 07 de setembro a cidade atingiria o pico da mesma com aproximadamente 16.500 casos, para mais ou para menos dependendo das medidas que forem adotadas agora como isolamento social com Home Office para aqueles que podem e trabalho com medidas de segurança como distância de 1,5 metros entre as pessoas, uso continuo de máscaras e luvas quando necessário e meios de higienização como água e sabão e álcool gel.

Hoje Várzea Grande tem cerca de 375 casos e 20 óbitos, um número considerado inaceitável pela prefeita que reafirmou todo o esforço e dedicação para se superar as adversidades impostas pela doença que já contaminou 7 milhões de pessoas em mais de 188 países em todo o Mundo com 405 mil óbitos dos quais mais de 36 mil no Brasil. “Desses 375 casos, temos 120 recuperados. Dos demais 255 ativos, os cálculos apontam para 10,43% de necessidade de internação em UTI e enfermarias. Se chegarmos a 16.500 casos em setembro e necessitarmos dos 10,43% dos casos ativos, de internação, seriam preciso mais de 1,5 mil leitos apenas para atender Várzea Grande, um verdadeiro colapso no sistema de saúde público e privado”, disse o secretário de Saúde de Várzea Grande, Diógenes Marcondes lembrando não existir vacina e tratamento eficaz comprovado, apenas medidas de isolamento social e higienização rigorosa.

Ela anunciou aos vereadores transparência total nas aquisições e que a ordem é que as compras levem em consideração a qualidade dos produtos ou máquinas adquiridas, menores preços e sempre a opção pela rápida e eficiente entrega. “Recursos disponíveis para o enfrentamento estão assegurados, agora toda e qualquer aquisição realizada vai ter pagamento imediato desde que os produtos sejam de qualidade e tenham serventia para atender as demandas”, frisou Lucimar Sacre de Campos.

O presidente do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (COVID 19), Silvio Fidélis ponderou que o planejamento das ações municipais é voltado para conscientizar a população da importância que a mesma tem para ajudar o Poder Público a fazer o enfrentamento a doença. “Precisamos aliar medidas de impacto com a inteligência de ações que nos ajudem a enfrentar a pandemia com os instrumentos que temos. O desrespeito as regras impostas pelas autoridades sanitárias será uma das medidas de maior impacto para evitar a propagação da doença”, disse Silvio Fidélis.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta