Reprodução/Internet

Em Nova Iorque, Mauro defende que países ricos compensem esforço por preservação

Da Redação Giovane Junior

Mauro Mendes defendeu a compensação financeira por parte dos países ricos para que os Estados possam investir na conservação do meio ambiente. O governador participa da Semana do Clima, em Nova Iorque e debateu o tema com ministros, empresários, cientistas e ONGs a importância da preservação dos ativos ambientais.

“O Estado de Mato Grosso é hoje o maior produtor de proteínas animais e vegetais, e tem hoje a capacidade de produzir alimentos ao mesmo tempo em que preserva seus ativos ambientais. Nós temos hoje essa grande produção que poderá ser duplicada nos próximos 10 anos, mantendo 63% do nosso território preservado”.

Mendes ressaltou que existe consciência sobre fenômenos como o aquecimento global e o desafio da preservação. O chefe do Executivo estadual também apresentou investimentos como o sistema de monitoramento alemão adquirido pelo valor de R$ 5 milhões que monitora em tempo real desmatamentos com mais de meio hectare.

Contudo, na avaliação do governador, só isso não é suficiente para proteger o meio ambiente. “Uma estratégia de desenvolvimento não pode estar alicerçada apenas na repressão. Temos que criar mecanismos para que o desenvolvimento sustentável tão pregado no mundo de hoje realmente aconteça, como forma de proteger as nossas florestas”.

“Precisamos que o mundo e os países ricos compareçam, não apenas em nosso Estado, mas em toda região de floresta tropical, fazendo a sua parte. Dando as contrapartidas financeiras já pactuadas e que até o momento não foram realizadas. Nós gostaríamos que isso também acontecesse”, ressaltou.

Na avaliação do governador, apenas com o empenho conjunto será possível que o “tão sonhado desenvolvimento sustentável” seja uma realidade não apenas em algumas regiões, como é o caso de Mato Grosso.

“Tenho certeza que se tivermos uma atuação mais dura contra a ilegalidade e tivermos também uma resposta do mundo, dos países e das empresas, dando retorno financeiro para quem faz a sua parte, nós vamos construir um modelo de crescimento e preservação ambiental no nosso Estado e em toda a Amazônia”.

Parceria com governadores
Para fortalecer a imagem da Amazônia e a preocupação em preservar os ativos ambientais, demonstrando que a população dessas regiões está compromissada com essa agenda, Mauro Mendes assinou, em parceria com os governadores do Amapá, Amazonas e Acre, a “A Declaração dos Estados na Semana do Clima em Nova Iorque”.

O documento reafirma ao mundo os compromissos com “a conservação e uso sustentável” da região amazônica. “Pelas contribuições ao equilíbrio climático das gerações atuais e futuras, nós encorajamos a comunidade internacional a nos apoiar e participar conosco nesta iniciativa”, diz trecho.

Agenda em Nova Iorque
Nesta segunda-feira (23), o governador irá participar de um café da manhã da EDF em parceria com a Fundação Rockefeller, com a presença de representante da Noruega. Nesse evento haverá o lançamento do fundo de proteção de florestas.

Também consta na agenda de segunda uma apresentação sobre as ações de Mato Grosso para o desenvolvimento sustentável, no evento realizado pela Rainforest Alliance. No fim da tarde, está prevista a participação de Mendes em uma reunião com Daniel Nepstad, da Ong Earth Innovation Institute.

 


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Escreva um comentário