Reprodução/Internet

Ministro da Educação critica VLT e Arena Pantanal

Gazeta Digital

Em evento com o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) para divulgar os investimentos da educação em Cuiabá, o ministro da Educação Abraham Weintraub criticou a Arena Pantanal. Durante discurso nesta tarde desta quinta-feira (5), o ministro afirma que o estádio “é um dinheiro desperdiçado”, que poderia ter sido investido na educação.

“A mentira é doce, é fácil de engolir, mas envenena. Quantas escolas a gente poderia ter climatizado, se invés dessa fortuna que a gente gastou na Arena Pantanal, tivesse usado pra climatizar as escolas, fazer piscina na periferia? Agora já está construído, foi dinheiro jogado fora”, disse Weintraub.

Ainda durante o discurso, o ministro alfineta também o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), por meio de indiretas. “Vou falar uma coisa e não me interpretem mal. Uma boa parte do dinheiro foi gasto com aquilo, não quero falar…”. Após alguém citar o VLT, ele ri, e volta a criticar o estádio. “Outra parte (do dinheiro) foi pra Arena Pantanal, e que também deve ter dado para construir duas”.

Ao citar o repasse de 6% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação pública, Weintraub diz que o Brasil é o país investe em educação – em sua fala, na verdade, o ministro diz 7%. Entretanto, ele aponta que o país vem caindo no ranking de avaliação mundial.

“Hoje o Brasil está em último lugar na América do Sul em termos de educação. Todos os países que fazem os exames passaram o Brasil. a gente não está mais perdendo pra Europa, pros EUA, pra Ásia. Estamos perdendo pra Colômbia, pra Argentina, Uruguai, Chile e vamos ser passados no proximo ano pelo Peru. E não foi por falta de dinheiro, esse é o mais traumático”.

Quem obtém grande parte dessa fatia do PIB são as universidades públicas, que conforme o ministro da Educação, recebem um valor muito alto e que deveria ser repassado ao Ensino Fundamental, onde professores recebem menos.

“Uma parte grande está indo para as universidades, que eu quero salvá-las, eu não quero acabar com elas. E porque tão caro a universidade? Quanto ganha um professor da universidade federal? Com dedicação exclusiva, R$ 15 a 20 mil por mês. Quantas horas por semana de aula ele tem que dar? 8 horas por semana”, critica.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Escreva um comentário