"> Desmatamento sobe 300% no Norte de MT – CanalMT
Reprodução/Internet

Desmatamento sobe 300% no Norte de MT

G-1

Um balanço da operação ‘abafa amazônia’ apresentado nesta quarta-feira (28), em Sorriso, a 420 km de Cuiabá, aponta um aumento de 374% no desmatamento. Este total inclui os registros feitos nos municípios de Vera, Nova Ubiratã, Feliz Natal, Paranatinga e Sorriso.

De acordo com o relatório, comparando as operações de 2018 e 2019, houve aumento na área desmatada. Entretanto, com relação ao desmate aliado à queimada, houve redução de -48%. A degradação por meio de queimada também apresentou queda, segundo os fiscais, foram -56%.

Também houve redução da área fiscalizada, em comparação ao mesmo período do ano passado. Em 2018, 29,6 mil hectares foram fiscalizados. Este ano foram 18,4 mil hectares. Uma redução de -38%.

Na primeira etapa, a operação percorreu estes municípios. Agora, deve avançar para outros, na mesma região.

“Esses dados contribuem para nortear nosso plano de ação para que possamos coibir os crimes ambientais”, disse o comandante da operação, Décio Santos.

A operação ‘abafa amazônia” é realizada em parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), com o apoio da Defesa Civil e o Comitê Estadual de Gestão do Fogo.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta