"> Assembleia Legislativa jugara contas de ex-governador – CanalMT
Divulgação

Assembleia Legislativa jugara contas de ex-governador

Vitória Lopez do GD

As contas do ex-governador Pedro Taques, aprovadas por unanimidade dos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE), chegaram na Assembleia Legislativa na segunda-feira (26). Contudo, ainda não há um prazo para a sessão de votação.

De acordo com o presidente da Casa, Eduardo Botelho (DEM), na terça-feira (27), as contas serão lidas em sessão e em seguida encaminhadas para as comissões, com cópias distribuídas para os demais deputados.

Entretanto, a pauta poderá ser julgada até o final do ano. “Temos até o final do ano, mas aí depende da comissão. Vou fazer um calendário para que não chegue até o dia 15 de dezembro, para que todas as pautas sejam votadas. Vai demorar”, assegura.

O Diário Oficial do Tribunal de Contas publicou no dia 16 de agosto 3 relatórios técnicos sobre as contas anuais do ex-governador, durante seu mandato em 2018.

Conforme a publicação, a Secretaria de Controle Externo de Receita e Governo apontou, inicialmente, 17 irregularidades, das quais 5 possuem natureza gravíssima e outras doze graves.

Após fazer sua própria defesa, Pedro Taques teve as contas aprovadas pelo procurador do Ministério Público de Contas (MPC) Alisson Carvalho. Essa foi a primeira vez no Brasil que um ex-governador realizou a defesa da gestão fiscal perante ao pleno de uma Corte de Contas.

Apesar de ainda apontar o total de 26 irregularidades, o parecer do órgão também sugeriu recomendações, como redução de gastos com pessoal em 20%.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta