"> Grevistas aproveitam da reinauguração da Santa Casa para protestarem – CanalMT
João Vieira

Grevistas aproveitam da reinauguração da Santa Casa para protestarem

Gazeta Digital

Cerca de 100 servidores da educação protestam na manhã desta terça-feira (23), em frente ao Hospital Estadual Santa Casa. Acorrentados às grades de proteção, os grevistas participam da reinauguração do hospital, que terá a presença do ministro da Educação, Luiz Mandetta. A segurança foi reforça na região da Santa Casa, com direito à cavalaria.

Segundo a Polícia Militar, estão no perímetro do hospital cerca de 60 policiais, uma esquadra de cavalaria e 18 viaturas. A Santa Casa também foi cercada com grades de contenção para que apenas autoridades e pessoas credenciadas possam entrar. O trânsito da Avenida general Melo foi desviado para isolar a entrada.

Em greve há 58 dias, eles pedem pelo cumprimento da lei 510/2013, que prevê a dobra gradual do poder de compra e pela restituição dos dias de salário cortados desde o início da greve. Na segunda-feira (22) a categoria também realizou um protesto com manifestantes acorrentados, só que em frente ao Palácio do Governo.

“Lembrando que esse manifesto não é contra a saúde, a saúde tem que avançar e estão aqui pela inauguração da Santa Casa. Mas é para dar o recado para o governo do Estado, que a educação está em greve desde o dia 27 e que há a necessidade de se posicionar quanto ao cumprimento da pauta”, enfatizou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), Valdeir Pereira.

em nenhum acordo entre as partes, a greve continua por tempo indeterminado e pode ultrapassar a maior manifestação grevista da categoria, 65 dias, em 2016. Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), das 765 escolas estaduais, 371 estão funcionando normalmente e 78 de forma parcial, o que representa 58% das unidades escolares.

 

 


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta