"> Deputado pede afastamento da reitora da UFMT, após corte de energia – CanalMT
CanalMT

Deputado pede afastamento da reitora da UFMT, após corte de energia

Da Redação

O deputado federal José Medeiros (Podemos) decidiu pedir oficialmente ao ministro da Educação (MEC), Abraham Weintraub, uma auditoria na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para apurar eventuais responsabilidades da reitora, Myrian Thereza Serra, no corte de energia elétrica ocorrido nesta terça-feira (16) em cinco campus da instituição. Ele também pede o afastamento da professora até a conclusão do procedimento.

“Senhor ministro, com meus cordiais cumprimentos, solicito a vossa excelência que seja realizada uma auditoria na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) A solicitação tem como base as recentes notícias veiculadas na mídia acerca do corte de luz nos cinco campis [sic] da Universidade, nas quais a reitora, a senhora Myrian Thereza Serra, culpa o contingenciamento do governo pela falta de recursos para o pagamento da conta de luz”, consta do texto do documento oficial enviado pelo deputado ao MEC.

Conforme descreveu o próprio Weintraub e foi vaticinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), o MEC teria liberado R$ 4,5 milhões ainda na sexta-feira (12) para o pagamento do débito de R$ 1,8 milhão da universidade com a concessionária de energia elétrica em Mato Grosso, Energisa. A própria direção da UFMT admitiu ontem que o montante se juntava a vários outros débitos anteriores ao anúncio do contingenciamento do atual governo federal, pois quatro das seis contas em atraso são do ano de 2018, período em que Bolsonaro sequer havia assumido.

“Tais informações indicam que a gestão da atual reitora apresenta problemas, pois não se pode admitir que uma Universidade fique sem luz por culpa da reitoria. Por esta razão, mostra-se necessária a realização de uma auditoria na UFMT”, continua a solicitação de Medeiros.

Ele seguiu a argumentar que, para o bem da auditoria, deve ser realizada sem qualquer interferência que venha a prejudicar as investigações, por isso seria “recomendável” que a reitora seja afastada do cargo até que se concluam todos os trabalhos.

“Certo de que vossa excelência analisará esse pleito sob os requisitos normativos e de conveniência desse governo, além do costumeiro profissionalismo, renovo meus préstimos e votos de mais alta estima. Atenciosamente, José Medeiros deputado federal – PODEMOS/MT”, encerra.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta