"> Investimentos: VG “ganha” 20 novos ônibus com ar condicionado, wi-fi e monitoramento – CanalMT
Reprodução

Investimentos: VG “ganha” 20 novos ônibus com ar condicionado, wi-fi e monitoramento

Da Redação

Em uma ação conjunta do município de Várzea Grande, da Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU) e da União Transportes, empresa concessionária dos serviços, foram entregues 20 novos ônibus para atender as 26 linhas do sistema de transporte coletivo municipal que atende 90 mil passageiros/dia.

Atualmente a frota total da União Transporte é de 69 carros, todos com elevador para cadeirantes e boa parte com ar condicionado. Ao todo, são feias 1.250 viagens/dia.

Em solenidade, a prefeita Lucimar Sacre de Campos, acompanhada pelo senador Jayme Campos, por secretários municipais, pela diretoria da MTU e da União Transportes realizou a entrega dos 20 novos veículos. “Nossa exigência foi pela entrega de veículos novos com ar condicionado e outros benefícios, além da reforma e recuperação de outros que se encontram em uso”, disse Lucimar Campos.

Com a entrega, 66% da frota várzea-grandense de ônibus possui menos de quatro anos de uso e esta é a primeira vez que ônibus municipais irão circular em Várzea Grande com ar-condicionado partindo dos bairros.

Outra inovação é o aplicativo para os usuários acompanharem os horários e itinerários. O aplicativo “Meu Ônibus MTU”, que pode ser baixado gratuitamente na Play Store (Android) e Apple Store (iOS). Entre as informações, o programa mostra a previsão do horário em que os ônibus devem passar pelo ponto mais próximo do usuário.

O aplicativo ainda disponibiliza um site com notícias sobre o transporte público e ainda tem uma área que serve para o consumidor registrar reclamações e sugestões de melhoria, tanto para o aplicativo quanto para os ônibus.

Além de ar-condicionado, os ônibus municipais recebem nova roupagem a partir de agora e passam a circular também nas cores azul e laranja, seguindo um único padrão. Cada veículo possui capacidade para 80 passageiros, sendo 45 sentados e seguem as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que incluem elevador, rampa para cadeirante, deficiente, acento para obesos, gestantes e idosos. São todos equipados com ar condicionado, wi-fi, câmeras de segurança com reconhecimento facial, monitoramento remoto através de GPS e bilhetagem eletrônica.

Segundo o presidente da empresa concessionária União Transportes, Rômulo Cesar Botelho, o investimento feito, foi na ordem de R$ 9 milhões. “Os veículos são modelo Euro 5, os mais modernos que existem quando falamos em redução de poluentes que chegam a 35% e cada um recebe o selo Despoluir de Avaliação Veicular Ambiental”, declarou.

Segundo o secretário municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes, em 2017, 100 pontos de ônibus foram construídos; em 2018, 100 pontos de ônibus foram reformados; e este ano, 100 novos pontos estão sendo instalados.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta