"> Deputado consegue 14 assinaturas para CPI da Previdência – CanalMT
Chico Ferreira

Deputado consegue 14 assinaturas para CPI da Previdência

Pablo Rodrigo

O deputado estadual João Batista (PROS) apresentou nesta quinta-feira (14) requerimento para a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito buscando investigar a Previdência Social dos servidores públicos do estado de Mato Grosso. O pedido já conta com 14 assinaturas.

De acordo com o parlamentar, o objetivo é analisar toda a contabilidade da previdência do estado e examinar o recolhimento e deficit da contribuição.

“Todos os repasses dos Poderes serão analisados. Porque existem denúncias que alguns [Poderes] não estão repassando a parte patronal”, disse João Batista ao GD.

De acordo com a justificativa do requerimento, o objetivo é averiguar se realmente o que se arrecada hoje é insuficiente para honrar os pagamentos de aposentados e pensionistas.

Se for comprovado o deficit, ganha força o debate do governo de que será necessário aumentar o valor da alíquota de contribuição do servidor, que hoje é de 11%. A proposta do governo é que o valor aumente para 14%.

Entre os deputados que assinaram estão Janaina Riva (MDB), Elizeu Nascimento (DC), Dr. Claudinei (PSL), Valdir Barranco (PT), Lúdio Cabral (PT), Max Russi (PSB), Wilson Santos (PSDB), Dr. João (MDB), Romoaldo Júnior (MDB) e Thiago Silva (MDB).

Em 2017 a deputado Janaina Riva chegou a propor uma CPI da Previdência para apurar o rombo de mais de R$ 1 bilhão no MT Prev. A parlamentar chegou a conseguir as assinatura. Porém, uma articulação do governo Pedro Taques (PSDB), conseguiu retirar as assinaturas suficientes para que fosse instaurada.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta