"> Presidentes da AL e do TJ faltam à posse do chefe do MPE – CanalMT
João Vieira

Presidentes da AL e do TJ faltam à posse do chefe do MPE

Pablo Rodrigo-GD

Os presidentes da Assembleia Legislativa (ALMT) e do Tribunal de Justiça (TJMT), Eduardo Botelho (DEM) e desembargador Carlos Alberto, não compareceram na posse do procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges, que ocorre nesta sexta-feira (1º).

A assessoria do TJMT informou que Carlos Alberto não compareceu para atender demandas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Uma declaração do presidente da Associação Mato-Grossense do Ministério Público (AMMP), promotor de Justiça Roberto Turin, pode ter sido o motivo da ausência do deputado.

Logo após decisão do presidente do TJMT derrubar liminar que impedia nomeação e posse do deputado Guilherme Maluf (PSDB) como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o promotor fez a seguinte declaração: “Bem o Ministério Público fez e continuará fazendo o seu trabalho e sua parte. Notório saber jurídico, contábil ou de administração pública são critérios passíveis de aferição concreta. Reputação ilibada não se confunde com ficha limpa. Para o TJ ou melhor para o Presidente do TJ, os critérios definidos na CF 88 não precisam ser respeitados pela ALMT que pode fazer a indicação a seu bel prazer.  Uma decisão equivocada e que merece crítica e o devido recurso”, disse Turin em mensagem que circulou em grupos de Whatsapp.

Botelho, que estava confirmado na posse do novo chefe do MPE, comunicou pessoas próximas que não compareceria em forma de protesto pelas declarações. “Ele achou desrespeitoso a forma como o promotor se posicionou”, disse um parlamentar que não pediu para ser identificado.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta