"> Deputada garante que Mendes interferiu na escolha ao TCE – CanalMT
Divulgação

Deputada garante que Mendes interferiu na escolha ao TCE

Arthur Santos da Silva-GD

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) garante que houve participação do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), na escolha do parlamentar Guilherme Maluf (PSDB) à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas (TCE-MT).

“Houve uma pressão muito grande do governo do Estado com os deputados estaduais. A gente não pode dizer que não houve essa pressão. O governo queria o Guilherme [Maluf] indicado e está agora o Guilherme indicado. Se era o que o governo queria, a vontade do governo foi atendida”, afirmou Janaina.

Por um voto de diferença (11×10) no Colégio de Líderes em relação ao deputado Max Russi (PSB), Guilherme Maluf foi escolhido na quarta-feira (20) e deve ser sabatinado pelo plenário na terça-feira (26).

Mauro Mendes chegou a afirmar que não interferiria na escolha do novo conselheiro. “Esta vaga, pela legislação, é uma vaga para indicação da Assembleia Legislativa. Se isso é da Assembleia, o Executivo não tem que se meter”, disse o governador no dia 6 de fevereiro.

A escolha de Maluf à vaga foi estabelecida depois de muita polêmica na apresentação e avaliação de documentos para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que acabou acolhendo as reclamações e permitindo que 6 nomes continuassem na disputa, a expectativa é que na próxima semana seja referendado pelo plenário o novo conselheiro.

Janaina, porém, afirmou que não pretende concluir seu voto sacramentando Maluf como conselheiro. Mesmo em lados opostos, a parlamentar defende a continuidade do rito. “Meu voto é contra a indicação do Maluf. É uma questão minha, pessoal, não apoio a candidatura dele. Mas agora é um nome que tem a legitimidade para ir ao plenário. A gente precisa entender que quando você é derrotado no voto, tem que respeitar o voto da maioria. A maioria decidiu indicar o deputado Guilherme”, concluiu.

(Com colaboração de Janaiara Soares)


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta