"> Governo se organiza para acabar com fama de mau pagador – CanalMT
Divulgação

Governo se organiza para acabar com fama de mau pagador

Vívian Lessa-GD

O Estado de Mato Grosso quer de fato colocar em prática medidas que visam reduzir o custo na compra, por meio de licitações e pregões, de insumos utilizados pela máquina pública. A ação tem o foco de reequilibrar as contas do governo e acabar com a imagem de mau pagador.

A Secretaria de Planejamento e Gestão, por exemplo, está se organizando para dar mais dinamicidade e cumprir o decreto Nº 840/2017 que trata da centralização de compra de materiais de uso comum a todos os órgãos. Essa situação, de acordo com o secretário de Fazenda, Rogério Gallo, evitaria desperdício e compras desnecessárias.
Além disso, ressalta que a Sefaz está agilizando um modelo centralizado para a compra de materiais, com a definição de um preço médio obtido com o cruzamento de notas fiscais. “Com o cruzamento dessas informações iremos obter um preço justo a ser pago pelo produto que precisamos adquirir”, explica o secretário.

Segundo ele, o Estado tem atrasado o pagamento dos fornecedores e isso pode provocar a elevação dos preços dos produtos nas compra de materiais. “O setor publico é um péssimo comprador”, diz Gallo.

A medida ganhou ênfase após a descoberta de que o Estado iria adquirir colheres de plástico, para o uso nas merendas escolares, com o preço superfaturado. A empresa vencedora, única a participar do pregão, definiu o preço a R$ 6 a unidade. Na internet o mesmo produto pode ser adquirido a R$ 1,50 cada.

O processo já está na Controladoria Geral do Estado. O secretário-adjunto de Controle Preventivo, José Alves Pereira Filho, afirmou que o um processo já foi instaurado para averiguar a responsabilidade dos agentes envolvidos no pregão.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta