"> Polícia Federal envia relatórios sobre conselheiros – CanalMT
Divulgação

Polícia Federal envia relatórios sobre conselheiros

Pablo Rodrigo-GD

A Polícia Federal de Mato Grosso encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF), dois relatórios parciais das investigações oriundas da Operação Ararath, referentes ao caso envolvendo 5 conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o deputado estadual Nininho (PSD).

Os documentos visam orientar o Superior Tribunal de Justiça (STJ), que assumirá as investigações envolvendo os conselheiros afastados Antônio Joaquim, José Carlos Novelli, Waldir Júlio Teis, Walter Albano da Silva e Sérgio Ricardo de Almeida, em um suposto esquema de cobrança de propina e extorsão em R$ 53 milhões para aprovar as contas e obras do ex-governador Silval Barbosa.

Já o outro relatório será remetido ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), que apura um esquema na concessão da rodovia MT-130 para a empresa Morro da Mesa, envolvendo o parlamentar e a gestão Silval.

No caso dos conselheiros, o delegado Wilson Rodrigues Filhos, afirma ser o de ‘maior complexidade’. O relatório ainda aponta que os possíveis crimes teriam sido operacionalizados por intermédio de contratos com empresas de TI, construtoras, transportadoras, frigoríficos, com recursos dos Programas MT Integrado, e de Obras da Petrobras, recursos originários de desapropriações, pelo Estado de Mato Grosso, de áreas com valores superestimados para que parte daqueles fossem desviada e aumento do orçamento da própria Corte de Contas.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta