"> Nicolás Maduro quer revisar relações diplomáticas com os EUA após Pence declarar apoio à oposição – CanalMT
Carlos Garcia Rawlins/Reuters

Nicolás Maduro quer revisar relações diplomáticas com os EUA após Pence declarar apoio à oposição

G1

O presidente da VenezuelaNicolás Maduro, disse nesta terça-feira (22) que ordenou uma revisão das relações diplomáticas com os Estados Unidos. Ele ainda afirmou que anunciaria novas medidas “nas próximas horas”.

A declaração de Maduro, feita durante transmissão em cadeia nacional, foi uma resposta ao vice-presidente dos EUA, Mike Pence – que reafirmou nesta terça-feira o apoio aos opositores do regime. Pence disse, em vídeo publicado no Twitter, que o venezuelano é um “ditador sem qualquer direito legítimo ao poder”.

“Ele nunca ganhou a Presidência em uma eleição livre e justa e tem mantido o poder prendendo qualquer um que ouse se opor a ele”, afirmou Pence.

Embedded video

Vice President Mike Pence

@VP

As the good people of Venezuela make your voices heard tomorrow, on behalf of the American people, we say: estamos con ustedes. We are with you. We stand with you, and we will stay with you until Democracy is restored and you reclaim your birthright of Libertad.

31.2K people are talking about this
Pence ainda encorajou as manifestações contra o governo chavista e reiterou o apoio dos EUA ao líder da oposição, Juan Guaidó.

A oposição a Maduro planeja organizar manifestações por todo o país na quarta-feira, como parte de um evento anual que marca a queda de um governo militar em 1958. Críticos do governo estão cada vez mais comparando Maduro ao ditador Marcos Pérez, derrubado do poder naquele ano.

Oposição a Maduro

Assembleia Nacional da Venezuela aprova declarar Nicolás Maduro 'usurpador da Presidência' — Foto: Manaure Quintero/ReutersAssembleia Nacional da Venezuela aprova declarar Nicolás Maduro 'usurpador da Presidência' — Foto: Manaure Quintero/Reuters

Assembleia Nacional da Venezuela aprova declarar Nicolás Maduro ‘usurpador da Presidência’ — Foto: Manaure Quintero/Reuters

Maduro tomou posse em 10 de janeiro em meio a críticas internacionais de que sua liderança é ilegítima, após uma eleição amplamente considerada como fraudulenta.

Pence tem frequentemente assumido a liderança dentro do governo Trump nas condenações a Maduro. Ele chamou a posse do presidente venezuelano de farsa e deixou claro que os Estados Unidos não reconhecem o resultado das eleições.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta