"> Regras não escritas do capitalismo – CanalMT

Regras não escritas do capitalismo

Vídeo de uma palestra de um diretor da Embrapa sobre preservação de terras no Brasil mostra que, em síntese, 631 milhões de hectares ou 66% do território nacional estão protegidos. Área do tamanho de 48 países europeus.

Ele dá ênfase ainda, assunto já publicado nesta coluna, ao levantamento da NASA que mostra que o Brasil usa 7.6% do território para agricultura. A Embrapa encontrou 7.8%.

O palestrante apresentou um estudo dos EUA que detalha que, nos próximos 30 anos, o mercado agropecuário no mundo aumentaria em 40 bilhões de dólares. Que, enfatiza o documento norte americano, os EUA tem que ganhar a maior parte dessa expansão e que o único competidor seria o Brasil.

Para ajudar nisso o documento pede ao governo de lá que, ao invés de dar subsídio agrícola ao setor do milho, municiem Ongs para perturbar a produção brasileira no campo. Assim funciona o capitalismo norte americano.

Um pouco dessa história. Lá, internamente, houve enorme concentração de riqueza e monopólio no século 19. É só lembrar de Nelson Rockfefeller no petróleo, Cornelius Vanderbilt nas ferrovias e Andrew Carnegie no aço. O país estava sendo sufocado pelo crescente monopólio.

Em 1890 veio a Lei Shermam que proibia essa concentração que estava impedindo a competição e o crescimento econômico do país. Mas a lei só vale internamente. No exterior, os norte-americanos atuam de forma predatória e, se possível, monopolista. Na área agrícola eles não dão trégua e nem estendem a mão a ninguém.

Exemplos? Técnicos norte-americanos, anos atrás, fizeram estudos sobre o cerrado brasileiro. Alguém conhece esse estudo? Comenta-se que os japoneses é que ajudaram a Embrapa a desenvolver o cerrado. Os japoneses não queriam ficar dependentes dos EUA em comida como ficaram antes da Segunda Guerra Mundial. Norte-americanos não ajudam ninguém nessa (ou outra) área da economia.

Contam que a soja começou realmente o plantio produtivo no Brasil quando um pastor evangélico norte-americano, Albert Lehenbauer, que viveu em Santa Rosa entre 1915-1937, numa viagem aos EUA em 1923, trouxe, às escondidas numa garrafa, semente especial de soja que distribuiu no sul do país. É considerado quase um traidor.

Hoje tem milhares de imigrantes da América Central querendo entrar nos EUA. Aquela região está sob domínio norte-americano por mais de um século. Tomaram conta da agricultura local com a United Fruit Company ou La Frutera explorando a produção de banana (daí Banana República), abacaxi e outros itens dos trópicos. Punham e depunham governantes.

Nunca ensinaram ninguém a plantar nada. Eles dão o peixe através de ajuda filantrópica, nunca ensinam a pescar. Se usassem seus conhecimentos técnicos para ajudar aquela região a plantar isso ou aquilo teria desenvolvido a área e não teriam os problemas que estão tendo agora.

Governo norte-americano que ajudar agricultura no exterior perde voto das regiões do agro. É um capitalismo selvagem no exterior. Mato Grosso que se cuide. Quem sabe deve aparecer Ongs para tentar aumentar as áreas de preservação.

ALFREDO DA MOTA MENEZES é analista político.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta