"> Mauro Mendes vai a Brasília tratar decreto de calamidade e FEX – CanalMT
JOãO VIEIRA

Mauro Mendes vai a Brasília tratar decreto de calamidade e FEX

Thalyta Amaral-GD

Esta quarta-feira (16) será um dia decisivo para os rumos da economia de Mato Grosso. O governador Mauro Mendes (DEM) vai a Brasília com alguns secretários para tratar de assuntos como o decreto de calamidade financeira do Estado. Também fará parte das discussões a busca pelo recebimento de cerca de R$ 500 milhões do Fundo de Auxílio à Exportação (FEX) referentes ao ano de 2018, que ainda não foram pagos.

“Amanhã estarei indo a Brasília para algumas audiências nos ministérios, com vários ministros do atual governo do presidente Bolsonaro. Nós estamos tomando todas as providências possíveis e necessárias para que nós possamos construir alternativas a esse grave momento de crise financeira do Estado de Mato Grosso”, afirmou o governador.

Sobre o decreto de calamidade, o governador não explicou como a questão irá funcionar na prática. “Faço estudo, não gosto muito de chutes, fazer exercício de futurologia. Estamos com muita responsabilidade cuidando desse assunto. A situação é realmente grave, tenho dito e repetido isso sistematicamente, nós não estamos tendo condições. Acabamos de receber uma notificação do fornecedor, dia 17[de janeiro] não temos gasolina para abastecer os veículos do Estado”.

Mendes também comentou a possibilidade da dívida com o Bank Of America ser comprada pelo Banco Mundial e as consequências positivas para o Estado. “Estamos desde dezembro trabalhando para o cumprimento dessa agenda, para uma eventual negociação da dívida hoje do Banco of America ser comprada pelo Banco Mundial. O que vai trazer mudança de perfil na dívida, alongando e diminuindo os juros, causando uma economia para o Estado de MT na ordem de R$ 200 milhões por ano”.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta