"> Trump mantém paralisação parcial do governo até acordo sobre muro – CanalMT
REUTERS/JAMES LAWLER DUGGAN

Trump mantém paralisação parcial do governo até acordo sobre muro

Mundo ao Minuto

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (25) que a paralisação parcial do governo federal será mantida até que a sua exigência do financiamento para a construção do muro na fronteira com o México seja cumprida.

O governo norte-americano foi parcialmente paralisado no sábado (22), e não existem indicações da reabertura das agências políticas que foram fechadas pelo impasse gerado com a demanda de Trump.

“Eu posso dizer que não vai reabrir até que tenhamos um muro, uma cerca, o que você quiser chamá-lo”, acrescentou o presidente.

Sem um acordo para resolver o impasse a paralisação deve se prolongar até o ano que vem. O financiamento para um quarto dos programas federais incluindo o Departamentos de Segurança Nacional, Justiça e Agricultura, expirou à meia-noite da sexta-feira (21).

A construção do muro foi uma das promessas de campanha do governo Trump, o partido democrata (oposição de Trump nos EUA) se opôs firmemente a proposta.

O governo dos EUA iniciou o fechamento parcial por falta de fundos, após o Congresso não ter chegado a um acordo orçamentário para as exigências do presidente Donald Trump a respeito do muro da fronteira com o México. Este é o terceiro fechamento administrativo que Trump enfrenta em 2018.

A paralisação ocorre porque o financiamento de algumas agências do governo federal venceu. Elas tem que fechar e deixar seus funcionários tecnicamente sem trabalho. Segundo a Reuters, alguns funcionários podem ficar sem pagamento ao Natal.

A paralisação parcial afeta os departamentos de Segurança Interna, Justiça e Agricultura. Com a falta de orçamento, vários ministérios e agências governamentais fecharam na manhã de sábado (22), o que deixou 400 mil funcionários públicos em licença não remunerada. Outros 400 mil, que trabalham em serviços considerados essenciais (alfândega, segurança aeroportuária, inspeção de saúde, entre outros), são obrigados a trabalhar sem receber salário, em um momento importante das festas de fim de ano.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta