"> Servidores aceitam jornada maior imposta por Mauro Mendes – CanalMT
Divulgação

Servidores aceitam jornada maior imposta por Mauro Mendes

Janaiara Soares-GD

Os servidores públicos receberam com naturalidade o anúncio de que a carga horário de trabalho em órgãos do Poder Executivo vai voltar a ser de 8 horas diárias, a partir de 2019. A mudança foi anunciada pelo governador eleito, Mauro Mendes (DEM), nesta terça-feira (13).

“Ele está pautado nas leis e esperamos que convoque o Fórum Sindical para aparar as arestas e começar o mandato de forma branda. Não adianta nos ameaçar. O governo tem poder de fazer mudanças e respeitamos isso”, disse um dos coordenadores do Fórum, Oscarlino Alves.

A atual carga de 6 horas de trabalho diário passou a vigorar em setembro de 2016, sob a justificativa de trazer economia às despesas do Estado, por exemplo os custos com energia elétrica. No entanto, um levantamentos feitos pela equipe de transição de Mauro Mendes mostraram, segundo o democrata, que a carga menor não trouxe economia significativa aos cofres públicos. Para o governador eleito, a reedição da carga de 8 horas trará mais produtividade e eficiência aos serviços prestados pelo Estado ao cidadão, inclusive no que tange ao aumento da arrecadação.

“Nesse momento de crise, precisamos mover esforços conjuntos para que os cortes que iremos promover em secretarias e cargos não comprometam a qualidade dos nossos serviços. Teremos que otimizar e a carga horária de 8 horas é imprescindível para que isso aconteça”, argumentou. Mauro adiantou que ainda não há uma definição sobre o horário exato da nova jornada de trabalho no Executivo.

De acordo com o artigo 6º do decreto assinado pelo governador Pedro Taques (PSDB), que determinou a redução na carga de trabalho, a mudança nos horários dos órgãos e entidades públicas de Mato Grosso estão em consonância com o artigo 5º do decreto 675, publicado em 30 de agosto, que dispõe sobre a redução de despesas de custeio da Administração Pública.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta