"> Economia do Reino Unido ganha força e cresce 0,6% no 3º trimestre – CanalMT
Tatyana Zenkovich/Pool/AFP

Economia do Reino Unido ganha força e cresce 0,6% no 3º trimestre

G1

A economia do Reino Unido manteve a força no terceiro trimestre, mas deve enfrentar dificuldades à frente antes do Brexit, mostraram dados oficiais nesta sexta-feira (9).

O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,6% nos três meses até setembro em relação ao trimestre anterior, igualando a expectativa do mercado. No 2º trimestre, o crescimento tinha sido de 0,4%.

O PIB do Reino Unido superou o da zona do euro, que desacelerou para um alta de 0,2% no 3 º trimestre.

Na comparação com o ano anterior, a economia britânica teve expansão de 1,5% no 3º trimestre..

Mas somente em setembro, o PIB apresentou estagnação pelo segundo mês seguido, contra expectativa de aumento de 0,1%.

Os dados mostraram que o comércio contribuiu com força para o crescimento no terceiro trimestre.

O investimento empresarial, entretanto, contraiu inesperadamente no ritmo mais forte desde o início de 2016, ampliando os sinais de aumento da cautela entre as empresas antes do Brexit em março do próximo ano.

As pesquisas empresariais sobre o mês passado sugerem que o crescimento deve desacelerar com força nos últimos meses de 2018, conforme perde força o impulso nos gastos do consumidor devido ao clima quente e à Copa do Mundo.

Brexit está dominando as perspectivas econômicas para a quinta maior economia do mundo, que tem visto um crescimento lento desde o referendo de junho de 2016. A primeira-ministra Theresa May ainda não conseguiu um acordo de transição que garanta que produtos e pessoas possam continuar a circular livremente entre o Reino Unido e a UE após o Brexit em 29 de março.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta