"> Ex-presidente Rafael Correa será julgado no Equador por sequestro – CanalMT
Divulgação

Ex-presidente Rafael Correa será julgado no Equador por sequestro

UOL

O ex-presidente do Equador, Rafael Correa, que governou o país entre 2007 e 2017, foi convocado nesta quarta-feira a julgamento pelo crime de sequestro de um político opositor equatoriano ocorrido na Colômbia em agosto de 2012.

A juíza nacional do Equador, Daniella Camacho, tomou a decisão em uma sessão da audiência realizada na Corte Nacional de Justiça com sede em Quito, na qual convocou para julgamento outros três supostos envolvidos.

A Sala Penal da Corte Nacional de Justiça abrigou a última sessão da audiência preparatória de julgamento de quatro indiciados no caso,que tinham sido acusados pela Procuradoria Geral pelos crimes de formação de quadrilha e de sequestro de Fernando Balda, ex-legislador opositor a Correa brevemente sequestrado na capital colombiana em agosto de 2012.

“Realmente não é uma surpresa. Esperávamos algo assim”, disse aos jornalistas o advogado de Correa, Caupolican Ochoa, ao final da audiência.

“Durante as últimas semanas fomos testemunhas de uma pressão de caráter político sobre a senhora juíza, não só por parte do poder político, mas também dos meios de comunicação e de atores sociais”, acrescentou Ochoa.

Na fase preparatória do julgamento em setembro, a procuradoria tinha apresentado uma acusação contra o ex-presidente, o ex-secretário nacional de Inteligência, Pablo Romero, e os ex-agentes dos serviços secretos Diana Falcón e Raú Chicaiza.

Os dois últimos reconheceram ser autores materiais dos crimes e decidiram colaborar com a Justiça em troca de uma redução da pena.

Ambos ex-agentes asseguraram que as ordens lhes chegavam diretamente do ex-presidente através de Romero e seus testemunhos figuram entre os elementos principais apresentados contra Correa, que rejeita as acusações.

Por outro lado, Correa e Romero se encontram no exterior, o primeiro na Bélgica – onde vive desde julho de 2017 – e o segundo na Espanha.

O julgamento de Correa e Romero não poderá começar até que retornem ao país ou sejam capturados e extraditados.

O ex-presidente, alvo de um pedido equatoriano de detenção pela Interpol por descumprimento de medidas cautelares, denunciou ser vítima de uma perseguição política e acusa o poder judicial do seu país de falta de independência.

A magistrada solicitou à Interpol a divulgação de uma circular vermelha contra Correa com fins de extradição por sua ausência judicial e descumprimento de medida cautelar.

Por enquanto, o organismo internacional não informou oficialmente da sua resposta sobre tal solicitação.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta