"> Dênio Peixoto é eleito novo prefeito de Planalto da Serra – CanalMT
Divulgação

Dênio Peixoto é eleito novo prefeito de Planalto da Serra

Karine Miranda-GD

Pela terceira vez, Dênio Peixoto Ribeiro foi eleito o novo prefeito do município de Planalto da Serra (261 km de Cuiabá), neste domingo (28). Ele teve 1.170 votos válidos, que representam 55,95 % do total.

A eleição suplementar foi necessária em razão da cassação do mandato da prefeita Angelina Pereira (PSDB) e do vice Marcos Antônio Sampaio Rodrigues (PHS).

Com a vitória, Dênio retorna à prefeitura depois de ter ocupado o cargo por dois mandados, de 2005 a 2012.

De acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o  vereador Natal Alves de Assis Sobrinho, que também disputava as eleições,  teve 921 votos, o que representa 44,05 % do total.  Já os votos brancos somaram 12,  que representa 0,55% do eleitoral, enquanto os votos nulos totalizaram  61, que representa 2,82% dos votos.

As abstenções  foram de 328  eleitores, que representam 13,16% do eleitorado do município. Ao todo, foram 2.091 votos válidos apurados em 9 seções eleitorais.  Planalto da Serra possui 2.492 eleitores.

Cassação –  Angelina Pereira (PSDB) e Marcos Antônio Sampaio Rodrigues (PHS) foram cassados em 2016, mesmo ano em que foram reeleitos, pelo Juízo da 34ª Zona Eleitoral, pelos crimes de abuso de poder econômico e compra de votos durante a campanha eleitoral de 2016.

De acordo com a acusação, enquanto ocupavam o cargo de prefeito e vice, Angelina Pereira e Marcos Rodrigues dispensaram licitação para contratar o odontólogo João Dantas Teixeira, responsável por confeccionar mais de 200 moldes de próteses dentárias. A ação é proibida pela legislação em período eleitoral.

Com a decisão de cassação em primeira instância, eles recorreram ao Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que manteve a decisão. Em razão disso, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rosimar Alves Pereira (MDB), tem comandado a prefeitura de forma interina.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta