"> Selma vai acionar Leitão por tempo de propaganda – CanalMT
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Selma vai acionar Leitão por tempo de propaganda

Pablo Rodrigo do GD

Confusão. Essa é a situação da chapa encabeçada pelo governador Pedro Taques (PSDB) e que tem o deputado federal Nilson Leitão (PSDB) e a juíza aposentada Selma Arruda (PSL) como candidatos ao Senado. O desentendimento entre ambos deve chegar à Justiça Eleitoral ainda nesta semana. A assessoria jurídica de Selma adiantou que ingressará com uma ação para que o 1 minuto e 39 segundos que a chapa tem de propaganda eleitoral no rádio e televisão seja dividido de maneira igualitária.

“O Nilson Leitão não quer dividir o tempo de televisão do PSDB e da coligação com a Selma. O governador Pedro Taques já tentou demovê-lo dessa ideia, mas ele está irredutível”, explica o advogado Diogo Sachs, segundo quem a via jurídica será usada no caso de o tucano não acatar a decisão da coligação, que se reúne nesta semana para discutir o assunto.

“Alguns partidos já disseram que doarão seu tempo para a Selma, mas o Nilson quer impedir. Ele tem o controle do PSDB e da coligação. Caso não resolvamos isso de maneira consensual, não restará outra alternativa”, adiantou. “Um partido de Mário Covas, de Dante de Oliveira e acontecer isso? Uma pessoa ir contra democracia? Não entendemos”, completou Sachs.

O advogado ainda alega que o coordenador jurídico da coligação, José Antônio Rosa, também defende a divisão do tempo de maneira igual, ou seja, de forma que Selma e Leitão tenham, cada um, cerca de 50 segundos de propaganda.

Por meio de assessoria, Nilson Leitão disse que nunca discutiu tempo de rádio e televisão com nenhum partido e nem com o governador Pedro Taques e que “está focado em fazer sua companha e apresentar suas propostas para a população. Qualquer tema ligado a tempo de televisão, fica a cargo dos presidentes dos partidos da coligação”, diz trecho da nota.

Nos bastidores, as informações são de que algumas legendas, sob orientação nacional, estariam negando os seus tempos para Selma, por conta da disputa nacional, já que o PSL tem como candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro.

De acordo com a regra da divisão do tempo de propaganda, a coligação soma os tempos dos seis partidos com maior tempo de rádio e TV, o que totaliza 90% do espaço de propaganda eleitoral gratuita. Os outros 10% são divididos de maneira igualitária a todas as chapas concorrentes. Na coligação de Nilson Leitão e Selma Arruda foram somados o tem do PSDB (42 segundos), PSB (26 segundos), SD (11 segundos), PPS (7 segundos), PRP (2 segundos) e Patriota (1 segundo), o que totalizou 1 minuto e 32 segundos, somados aos 7 segundos distribuídos de maneira igualitária a todas as chapas. Já nas inserções gerais, que serão exibidas de 31 de agosto até 4 de outubro, Selma Arruda e Nilson Leitão terão que dividir os 232 vídeos aos quais a coligação tem direito.


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