"> CPI dos Grampos fica em 2º plano na Assembleia Legislativa – CanalMT
Divulgação

CPI dos Grampos fica em 2º plano na Assembleia Legislativa

A Gazeta

Com agenda eleitoral no Norte do Estado, no longínquo município de Colniza (1.065 km de Cuiabá), a principal entusiasta da CPI dos Grampos na Assembleia Legislativa parece ter jogada a toalha – pelo menos até o fim das eleições. Janaína Riva (MDB), que sugeriu a criação da comissão de inquérito, ainda não conseguiu as 16 assinaturas necessárias para começar as investigações, segundo informou a assessoria da deputada.

A princípio, parlamentares da base aliada ao governo aceitaram iniciar a CPI, mas somente depois das eleições, alegando que a oposição pretendia criar um “fato político” para prejudicar o governador Pedro Taques (PSDB), que tanta se reeleger.

Se não conseguir as 16 assinaturas, outra saída para Janaina Riva seria eliminar uma das CPI’s já em andamento na Assembleia. Neste caso, no entanto, também seria necessária uma atuação conjunta dos deputados, porque o encerramento de qualquer investigação deve ser votado pela maioria.

“Eu não encontrei nada que dê autoridade para o presidente encerrar uma CPI. O encerramento da CPI previsto tem que ir para o plenário”, justificou o presidente da Mesa, Eduardo Botelho (DEM), ao devolver o pedido de arquivamento da CPI do Ministério Público, feito pela parlamentar.

O mínimo de 16 assinaturas para se criar uma quarta CPI é condição imposta pelo Regimento Interno do Legislativo, que prevê a necessidade de apoio de dois terços dos deputados.

Atualmente, tramitam na Assembleia a CPI que investiga as cartas de crédito do Ministério Público, a CPI dos empréstimos consignados e uma terceira que trata do uso supostamente indevido do Fethab e do Fundeb.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta