"> Prefeito quer base unida para eleição da Mesa Diretora na Câmara – CanalMT
Reprodução

Prefeito quer base unida para eleição da Mesa Diretora na Câmara

Karine Miranda do GD

O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) afirmou que já orientou sua base de apoio na Câmara de Vereadores para que permaneça unida em torno da eleição dos membros da Mesa Diretora para evitar racha e fragilização da relação entre base e Executivo. A eleição está marcada para o dia 25 de agosto.

Figuram como possíveis candidatos a presidente da Mesa, o vereador Justino Malheiros (PV) – que mantém sua tentativa de disputar a reeleição mesmo com a decisão judicial que anulou a votação do projeto que autorizou a disputa de um 2º mandato – e o vereador Misael Galvão (PSB) que teria o apoio de 13 vereadores para sua candidatura.

De acordo com Emanuel, já foi pedido para os 18 vereadores da base que se mantenham unidos, como eles têm feito até agora. Até o momento, nenhum projeto encaminhado pelo Executivo deixou de ser aprovado com “folga” na votação em plenário.

“Quero a unidade dos 18 vereadores da base aliada. Já falei isso para eles. São 18 vereadores sérios, bem intencionados, que querem uma relação institucional de alto nível e de respeito com o Poder Executivo. São vereadores que nos ajudam muito em todas essas mudanças e avanços que estamos fazendo na Cidade”, disse.

Ainda segundo Emanuel, é preciso que o grupo entre em consenso, pois o racha criado pela base é desnecessário. Foram os vereadores da própria base que entraram na Justiça – e conseguiram – anular o projeto que permitia reeleição de Justino. Nos bastidores, a informação é de que eles gostariam de fazer parte da Mesa e não seriam contemplados caso Justino fosse reeleito.

Entraram na Justiça os vereadores Misael Galvão, Paulo Araújo (PP) Juca do Guaraná (Avante), Lilo Pinheiro (PRB), Adevair Cabral (PSDB), Sargento Joelson (PSC), além dos vereadores Toninho de Souza (PSD), Gilberto Figueiredo e Abilio Junior, os 3 únicos da oposição.

“Única coisa que pedi da minha base é que os 18 se reúnam e tirem dali a nova Mesa Diretora. Não há necessidade dessa divisão, desse racha que só fomenta uma instabilidade e Cuiabá não tem nada a ganhar com isso”, disse.

Apesar do pedido, Emanuel reconhece que não ter poder de colocar um fim ao conflito criado dentro da base. “Para isso que estou trabalhando e vou trabalhar. Mas eu tenho limite. Esse é um problema interno da Câmara Municipal e eu não quero me envolver. Tenho esse desejo, essa vontade como gestor, prefeito e cuiabano”, encerrou.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta