"> Silval se diz inconformado e apela de condenação – CanalMT
Divulgação

Silval se diz inconformado e apela de condenação

Arthur Santos da Silva do GD

O ex-governador Silval Barbosa afirmou que não está conformado com sua condenação recente a 14 anos, 20 dias e 2 meses de prisão nos autos da operação Sodoma. O político aposentado apresentou apelação logo que intimado para tomar ciência da sentença estabelecida no dia 10 de maio.

“Em contato com o sentenciado Silval da Cunha Barbosa, por ele foi dito que, não se conformando, data vênia, com a respeitável sentença, nos autos da Ação Penal que lhe move a Justiça Pública/Querelante Ministério Público do Estado de Mato Grosso […]. Do que, para constar, lavrei o presente termo de apelação que lido em voz alta e achado conforme, vai devidamente assinado”, anotou o oficial de Justiça após intimação.

Mesmo sem concordar com a sentença, o ex-governador já foi beneficiado com regime prisional diferenciado, conforme estabelecido em termo de colaboração premiada.

O processo levou em conta 7 casos de corrupção. Os fatos levantados durante a Operação Sodoma vão desde a exigência de vantagens para manutenção de contratos com o Estado à lavagem de dinheiro por meio de compra de gado. Caixa 2 nas eleições de Várzea Grande e compra de terreno por R$ 13 milhões para a construção de um Shopping também consta como fatos do processo.

Marcos Faleiros, juiz responsável pelo processo, afirmou que Silval aproveitou da posição de “líder” e da “boa-fé” da população para garantir o funcionamento de uma organização criminosa: “o grupo chefiado pelo acusado agia como se sócio fosse das receitas do Estado”.

O juiz da Sétima Vara explicou ainda que os motivos do crime estavam ligados à necessidade de arrecadar fundos para pagamento de despesas com a campanha eleitoral, inclusive de governos anteriores.

Além de Silval, mais 15 pessoas foram condenadas. O ex-deputado José Geraldo Riva, o ex-secretário de Casa Civil, Pedro Nadaf e o ex-prefeito de Várzea Grande, Wallace Guimarães, são alguns dos condenados.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta