"> Kim Jong-un diz ter ficado comovido com show de artistas sul-coreanos – CanalMT
KCNA/Reuters

Kim Jong-un diz ter ficado comovido com show de artistas sul-coreanos

G1

O líder norte-coreano Kim Jong-un afirmou que ficou “profundamente comovido” com o show de estrelas da música sul-coreana no domingo (1º) em Pyongyang, informou nesta segunda-feira (2) a agência oficial KCNA.

A presença de Kim e sua mulher, a ex-cantora Ri Sol Ju, na apresentação foi um fato inédito, pois o regime norte-coreano trabalha para impedir qualquer presença da cultura sul-coreana em seu território.

Kim, o primeiro líder norte-coreano a comparecer a um espetáculo organizado por sul-coreanos, apertou a mão dos artistas e “expressou seu agradecimento mais profundo”, segundo a KCNA.

“Declarou que estava profundamente comovido ao ver nosso povo aplaudir com sinceridade este espetáculo, enquanto aumentava seu conhecimento sobre a arte popular sul-coreana”.

O show de domingo foi o episódio mais recente do rápido degelo das relações entre as duas Coreias, iniciado durante os Jogos Olímpicos de Inverno celebrados em fevereiro na cidade sul-coreana de Pyeongchang.

Durante o evento olímpico, Kim Jong Un enviou ao Sul atletas e animadoras de torcida, assim como sua irmã mais nova em uma delegação especial.

Desde então foram multiplicados os contatos diplomáticos entre as duas Coreias e também entre Pyongyang e Washington.

Kim e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, se reunirão no dia 27 de abril, antes de um aguardado encontro entre o presidente americano, Donald Trump, e o líder norte-coreano.

A reunião intercoreana, a terceira da história (2000 e 2007), acontecerá na Zona Desmilitarizada que divide a península, concretamente em Panmunjon, a localidade na qual foi assinado o armistício que encerrou a guerra da Coreia (1950-1953).

A data do encontro entre Kim e Trump ainda não foi anunciada.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta