"> Bussiki quer nova composição para fortalecer CPI e investigar prefeito – CanalMT
Divulgação

Bussiki quer nova composição para fortalecer CPI e investigar prefeito

rthur Santos da Silva GD

O vereador Marcelo Bussiki (PSB), presidente da  Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Paletó, na Câmara de Cuiabá, espera que a composição da investigação seja refeita para investigar, de fato, as denúncias contra o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MPB), gravado recebendo maços de dinheiro e guardando no paletó em 2013 quando era deputado estadual.

Uma liminar proferida pelo juízo da 4ª Vara da Fazenda Pública de Cuiabá determinou a suspensão dos trabalhos da CPI por irregularidades em sua composição.

A decisão atendeu pedido do vereador Diego Guimarães (PP), que impetrou um mandado de segurança alegando que o ato de constituição da CPI contrariou o regimento interno da Câmara, uma vez que os vereadores Adevair Cabral (PSDB) e Mário Nadaf (PV), relator e membro titular, respectivamente, assinaram a criação da investigação após ela ter sido protocolada. Ambos são aliados do prefeito.

“Essa decisão fortalece a CPI. Vai ter uma nova composição e eu espero que, com a entrada dos dois novos membros, possamos avançar nas investigações, dando uma resposta à população”, avaliou Marcelo Bussiki.

A liminar suspende a resolução assinada pelo presidente da Câmara, Justino Malheiros (PV), que constituiu a CPI e suspende também os prazos para início e conclusão da investigação.

Malheiros, inclusive, utiliza sua posição de presidente da Câmara para defender a continuidade da CPI da forma como está, ou seja, caminhado para o encerramento sem ouvir o prefeito Emanuel Pinheiro e sem ouvir outras testemunhas solicitadas pelo presidente da CPI.

Segundo Malheiros, não houve irregularidades. Em sua avaliação, há apenas a tentativa de criação de um palanque eleitoreiro.

Marcelo Bussiki, porém, rebateu o presidente.“A CPI busca investigar. Questão eleitoral ainda vai ser discutida lá na frente. Então não é argumento válido. O presidente da casa precisa vir a público e apoiar toda e qualquer investigação”, afirmou.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta