"> PSDB tenta manter DEM na aliança de Taques – CanalMT
Divulgação

PSDB tenta manter DEM na aliança de Taques

Diário de Cuiabá

A Executiva do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) se reúne pela primeira vez neste ano para tratar sobre a eleição de 2018. O encontro ocorre na noite desta sexta-feira (16) na própria sede da legenda, e contará com a presença do governador Pedro Taques (PSDB).

Entre os assuntos que devem ser debatidos está a possibilidade de o Democratas (DEM) lançar candidatura própria ao Governo do Estado. Desde o ano de 2014, o PSDB e o DEM caminham juntos em Mato Grosso. No pleito deste ano, entretanto, a tendência é que as siglas estejam em lados opostos.

Paulo Borges, presidente regional da sigla, afirma que o PSDB irá lutar para manter esta aliança. “Tem muita conversa pelo futuro ainda. Vamos lutar para manter o nosso arco alianças em 2018, vamos exaurir o diálogo com o DEM até onde der. O DEM sempre foi parceiro do PSDB e acredito que essa parceria vai durar na eleição deste ano”, disse.

O tucano ainda reconhece que o rompimento com o Democratas pode trazer prejuízos a campanha à reeleição de Taques. “Com certeza se o DEM insistir em candidatura própria isso irá refletir em nosso arco de alianças”, frisou.

Borges afirma que a reunião será para debater o cenário político como um todo. Além disso, deve começar a ser traçada as primeiras estratégias da legenda rumo a reeleição do governador tucano. “Já conseguimos o apoio do PPS e do Solidariedade. Vamos continuar dialogando e construindo este projeto. Já encomendamos também uma pesquisa que deve nortear essas discussões”, pontua.

Sobre a eleição proporcional, o presidente afirma que aguarda a filiação de, ao menos, dois deputados estaduais. “O PSDB é um partido muito bem estruturado e com forte representatividade o que dificulta a vinda de novas lideranças com pretensões eleitorais, mas devemos sim filiar de dois a três deputados estaduais”, acrescenta.

Nos bastidores, a conversa é que os parlamentares em questão são Ondenir Bortolini “Nininho”, Pedro Satelite, Wagner Ramos, todos do PSD.

A legenda que possuía a maior bancada de parlamentares na Assembleis Legislativa deve ficar com apenas um deputado estadual, Jose Domingos Fraga. Os demais já se articulam para deixam a legenda neste período em que está aberta a janela partidária.

O deputado estadual Leonardo Albuquerque, inclusive, já trocou o PSD pelo Solidariedade, e Gilmar Frabris está de malas prontas para o DEM.

A debandada causou revolta na diretoria do PSD. O secretário-executivo do Partido em Mato Grosso, Stephano Carmo, inclusive, chegou a acusar o governador de influenciar a debandada dos deputados estaduais da legenda para outros partidos.

O social democrata acredita que isso faz parte de uma “manobra” do atual chefe do Executivo Estadual visando o pleito de outubro deste ano.

“Devemos estar preparados para uma debandada dos deputados estaduais do nosso partido. Isso faz parte do jogo democrático e do jogo político do governador Pedro Taques no sentido de esvaziar o partido e, consequentemente, isolar o nosso líder Carlos Favaro”, disse o correligionário.

O fato fez com que a Executiva se reunisse na tarde desta quarta-feira (14). Na oportunidade, as arestas foram aparadas e os parlamentares garantiram permanência na legenda.

 


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta