"> Partido governista do Zimbábue confirma Mnangagwa como candidato presidencial – CanalMT
Ben Curtis/AP

Partido governista do Zimbábue confirma Mnangagwa como candidato presidencial

G1

O partido governante do Zimbábue, o ZANU-PF, confirmou nesta sexta-feira (15) o presidente provisório do país, Emmerson Mnangagwa, como seu líder e candidato presidencial nas eleições do próximo ano, no congresso anual da legenda no qual destacou a ausência do ex-presidente Robert Mugabe.

Milhares de delegados das dez províncias do país aprovaram Mnangagwa como presidente do partido e candidato presidencial, e também contou com o apoio dos diversos órgãos do partido, incluindo a ala feminina, jovens e veteranos da guerra de independência dos anos 70.

A nomeação acontece um mês depois de os militares terem tomado o poder numa operação que, segundo disseram, tinha o objetivo de eliminar os “criminosos do ambiente em volta de Mugabe”, o que levou à renúncia do presidente, que tinha estado à frente do país nos últimos 37 anos, e à ascensão provisória à presidência do ex-vice-presidente Mnangagwa.

A designação como candidato à presidência dá poder a Mnangagwa para concorrer às próximas eleições, que acontecem antes do final de agosto do próximo ano.

O presidente provisório prometeu que as eleições seriam realizadas segundo o programado.

“A democracia permite que o ZANU-PF concorra à presidência nas eleições que devem ser críveis, livres e transparentes”, disse o presidente.

Além disso, no seu discurso para os delegados presentes no congresso, Mnangagwa disse que a operação militar do mês passado e as manifestações em solidariedade às tropas demonstraram que milhões de pessoas queriam “uma mudança na direção do país”.

“Como resultado, está sendo aberta uma nova era, um futuro próspero para a nossa gente”, exclamou Mnangagwa.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta