"> Servidores entram na Justiça por salário até dia 10 em MT – CanalMT
Divulgação

Servidores entram na Justiça por salário até dia 10 em MT

Da Redação

O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap) anunciou nesta quarta-feira que ingressará, na próxima semana, com ação de obrigação de fazer contra o Estado de Mato Grosso. A decisão foi tomada na manhã de hoje após ser oficializado que os salários dos servidores do Indea e Intermat, referente ao mês de setembro, não haviaM sido depositados.

Ontem, data limite para pagamentos dos salários, receberam os aposentados e pensionistas e profissionais da Saúde, Educação e Segurança Pública. A promessa do Governo é pagar os vencimentos até o final do dia.

Todavia, os servidores alegam que a Constituição Estadual prevê o dia 10 do mês subsequente ao trabalhado como última data para se quitar os salários do funcionalismo. Conforme os líderes sindicais, desde o ano passado, o Governo tem atrasado os salários.

Até o mês de julho de 2016, os salários eram pagos no último dia útil de cada mês trabalhado. Desde então, o funcionalismo tem recebido no dia 10 e estão honrando o compromisso de colaborar com a gestão.

Os servidores do Indea e Intermat alegam ainda que as condições de trabalho da categoria não são as adequadas. Mesmo assim, tem trabalhado para aumentar a arrecadação do Executivo.

Somente a volta da identificação da madeira feita desde julho pelo Indea, já entraram nos cofres públicos mais de R$ 5,5 milhões. Já os servidores do Intermat, aguardam concurso para fortalecer seu efetivo para ajudar o Estado a reaver R$ 500 bilhões em terras que possui. “É estranho que a crise esteja cada vez mais grave e que o servidor, que tem apenas seu salário para sobreviver, seja sempre o mais penalizado por conta da efetiva falta de gestão”, diz nota do sindicato.

Os líderes lamentam que a única forma de combate seja a jurídica, uma vez que o diálogo quase nunca é feito pelo governador. “Apenas se limita a emitir notas que o salário não vai sair na data combinada somente na tarde do dia em que disse que faria os pagamentos deixando os servidores sem perspectivas de uma vida tranquila e de contas pagas”, alega o Sintap.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta