"> Servidores do Detran paralisam as atividades por 24 horas – CanalMT
Reprodução

Servidores do Detran paralisam as atividades por 24 horas

Alcione dos Anjos do GD

Enquanto servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran) paralisam as atividades por 24 horas nesta quinta-feira (17), o órgão afirma que continua atendendo o público normalmente. De acordo com a assessoria de imprensa do Detran, só nas duas primeiras horas do expediente 1949 pessoas foram atendidas.

Sindicato dos Servidores do Detran (Sinetran) rebate e diz que esta é uma tentativa de desqualificar o movimento paradista, reforça que a paralisação ocorre em todo o Estado em protesto à negativa do governo estadual em reajustar a tabela salarial da categoria que está defasada desde 2011 e que o órgão está atendendo apenas com estagiários e comissionados.

De acordo com a presidente do Sinetran, Daiane Renner, todos os canais de diálogo foram feitos até a categoria chegar a esse ponto. “Após 8 meses de notificações e 4 meses de reuniões com o secretário da Casa Civil, José Adolpho, e, por fim, também com a participação da Secretaria de Gestão, incluindo o secretário Júlio Modesto, em que discutimos a fundo os dados e estudos para a correção da defasagem salarial da categoria, o governo passou a descumprir agendas e negou o reajuste, inclusive apenas para os servidores do Detran que são apenas cerca de 1000 em todo o Estado”, citou a sindicalista. “Estamos sem nova tabela salarial há 6 anos”, reforça.

De acordo com o sindicato a categoria já havia decidido no mês de julho ficar em estado de assembleia permanente, aguardando o resultado das negociações com o governo. “De início o governo acenou com a possibilidade de atendimento da pauta, o Sinetran inclusive mostrou que o próprio orçamento do Detran possui disponibilidade para tal. Mas agora, simplesmente voltou atrás em tudo que fora discutido durante meses”, aponta a sindicalista

Segundo Daiane, essas 24 horas de paralisação tem o intuito de que o governo reveja a posição e atenda a pauta, caso contrário, a categoria pode paralisar os serviços por tempo indeterminado.

Já a assessoria do Detran informa que o sistema está funcionando e há servidores atendendo normalmente as pessoas que procuram uma unidade do órgão até 18h. “Alguns servidores aderiram a paralisação, mas isso não prejudicou o atendimento nas unidades da sede em Cuiabá, na Ciretran em Várzea Grande e quase 100% das unidades do interior estão atendendo a população”.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta