"> Líder crê em dificuldades de Taques por atraso de emenda a deputados – CanalMT
Divulgação

Líder crê em dificuldades de Taques por atraso de emenda a deputados

Kayza Burlin

A dificuldade do governo do Estado em autorizar a liberação de emendas parlamentares, que nada mais é do que a liberação de dinheiro na ordem de R$ 2,5 milhões a cada deputado estadual para atender compromissos firmados em suas bases eleitorais deve dificultar a aprovação pela Assembleia Legislativa de projetos estratégicos como a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do teto dos gastos.

Essa é a avaliação feita pelo líder do governo no Parlamento, deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM).

“Com certeza cria dificuldade porque os deputados colocaram suas emendas e foi conversado de pagamento de parte dela. Eu também tenho emendas. E tenho que cobrar no coletivo, porque penso nos 24 deputados, de oposição e situação. E porque nós temos que ajudar os municípios do interior e a capital”, afirma.

Desde o início da gestão Pedro Taques (PSDB), o Executivo enfrenta dificuldades para autorizar a liberação de emendas parlamentares sob o pretexto de crise financeira que se refletiu em queda na arrecadação de impostos.

Somente do FPE (Fundo de Participação dos Estados), que é repassado pela União, houve perda de R$ 750 milhões em 2016 em decorrência da recessão econômica enfrentada pelo país nos últimos anos que gerou uma taxa de 14 milhões de desempregados conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e perda do poder de compra dos brasileiros.

O deputado Dilmar Dal Bosco ressalta que o governo do Estado ainda enfrenta dificuldades financeiras em todas as áreas, o que tem motivado contenção de despesas e por isso não consegue honrar o pagamento das emendas parlamentares.

“Estamos passando um momento difícil. O dinheiro hoje é praticamente regrado à saúde pública e pagamento de funcionários. Agora tem que ver como melhorar o caixa para pagar as emendas”, disse.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta