"> Trump propõe fortalecimento nuclear dos EUA – CanalMT
Joe Raedle/Getty Images

Trump propõe fortalecimento nuclear dos EUA

Veja

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu nesta quinta-feira o fortalecimento e a expansão da capacidade nuclear do país até que o mundo entre em acordo sobre as armas atômicas.

A declaração foi feita no Twitter, rede social que o republicano usa desde a campanha para expressar opiniões, muitas vezes controversas. “Os EUA devem fortalecer e expandir em grande medida sua capacidade nuclear até o momento em que o mundo entre em acordo em relação às armas nucleares”, disse Trump na mensagem.

A declaração isolada do futuro líder americano foi dada pouco depois de o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ter defendido um reforço do potencial nuclear do país em uma reunião com o Estado-Maior do Ministério da Defesa.

Putin disse que o fortalecimento das forças estratégicas russas deve ocorrer, antes de tudo, “mediante a incorporação de sistemas de foguetes capazes de superar de maneira garantida os atuais sistemas de defesa antimísseis e aqueles que estão em desenvolvimento”. O presidente russo afirmou também que as forças convencionais do país devem ser elevadas a um “novo nível qualitativo” que permita “neutralizar qualquer ameaça militar contra a Rússia”.

Trump está na Flórida para o período festivo de Natal, mas segue realizando reuniões para definir seu novo governo. A equipe de transição afirma, entre outras coisas, que Trump reconhece as ameaças catastróficas provocadas pelas armas nucleares e pelo ataque cibernético. O presidente eleito diz que modernizará o potencial nuclear americano para “garantir que ele seja um elemento dissuasório efetivo”.

(Com EFE)


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta