"> Premiê japonês diz ter “grande confiança” em Trump – CanalMT
Cabinet Public Relations Office/VEJA.com

Premiê japonês diz ter “grande confiança” em Trump

Veja

O presidente eleito de Estados Unidos, Donald Trump, se reuniu na quinta-feira em Nova York com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, que afirmou após o encontro ter “grande confiança” no próximo chefe de Estado da maior potência do mundo. “Tenho a convicção de que Donald Trump é um dirigente de grande confiança”, declarou Abe à imprensa. O premiê japonês disse que a atmosfera do primeiro encontro com o sucessor de Barack Obama foi “quente”.

“Tivemos a oportunidade de ter uma conversa muito franca durante um tempo bastante longo”, disse o primeiro-ministro, após o encontro que aconteceu na Trump Tower de Manhattan. Minutos antes de embarcar para os Estados Unidos, o primeiro-ministro japonês disse à imprensa que se sentia honrado por poder se reunir com o presidente eleito “antes de qualquer dirigente do mundo”.

“A aliança entre Japão e Estados Unidos é a pedra angular da diplomacia e da segurança do Japão” que “pode funcionar somente dentro da confiança”, disse Abe. Durante sua campanha, o magnata manifestou sua intenção de retirar os soldados americanos da Coreia do Sul e do Japão se não houver um aumento significativo na contribuição financeira desses países.

Também criticou os tratados de livre comércio como o Acordo Transpacífico (TPP), que os Estados Unidos ainda não ratificaram. Tóquio acredita que seu eventual abandono irá favorecer um acordo comercial rival com a China.

(Com agência France-Presse)


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta