"> Prova de fogo! – CanalMT

Prova de fogo!

Nos dias 5 e 6 de novembro, acontecerá em todo o Brasil, mais uma prova de fogo, envolvendo estudantes que pretendem ingressar em uma universidade, pública ou privada. O Ministério da Educação (MEC), responsável pela realização das provas, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); terá mais uma vez, que comprovar sua capacidade de realizar, com sucesso, um exame de abrangência nacional capaz de substituir o vestibular das principais universidades do país.

Uma vez que, a nota obtida por esses estudantes, será usada para selecionar estudantes para vagas públicas e privadas de ensino superior e ensino técnico pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e pelo Sistema de Seleção da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), respectivamente.

A ansiedade e preocupação tomam conta dos estudantes que irão participar do Enem,  o maior e mais importante teste de conhecimentos do Brasil, terá inícioneste sábado, 5 de novembro;  será aplicado a mais de 8 milhões de participantes, até domingo dia (6), com provas de múltipla escolha e  redação.

Os participantes enfrentarão uma verdadeira maratona, onde terão que responder a 180 questões de múltipla escolha e escrever uma Redação com base no Tema que será conhecido no segundo dia de provas.

As 180 questões de múltipla escolha serão divididas em 4 provas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

O ponto nevrálgico com relação ao (Enem), fica por conta da redação, por ser a mais importante, e que acaba da verdade, dando uma maior pontuação aos participantes. Portanto, o Tema a ser cobrado  pelos professores elaboradores desta importante prova, torna-se algo a ser perseguido por todos. Os cursinhos preparatórios, já deram diversas dicas dos temas que eventualmente poderão ser cobrados.

Não temos conhecimento aprofundado nessa questão, porém daremos algumas dicas que eventualmente, poderá ser cobrado, por se tratar de temas transversais.

Daremos três dicas, a primeira, diz respeito a um Tema recorrente em nosso país, a questão da corrupção, não tem como não associar à corrupção da Petrobras a operação Lava-jato; que a mais de dois anos está praticamente todos os dias nos noticiários, sem associá-la ao Juiz Federal Sérgio Moro.

A segunda, com relação a uma inovação, que aconteceu na legislação eleitoral, com as novas regas das Eleições Municipais 2016, com a criação da Lei nº 13.165/2015, conhecida como Reforma Eleitoral 2015. Será que esta nova lei mudou alguma coisa, ou propiciou um aumento exacerbado na prática do  caixa dois?.

Terceira e última, com relação a Dengue, Zica e Chikungunya, em função da volta das chuvas em todo o país, pode ser pedido para falar dos novos casos das doenças, e das campanhas de combate, e sobre a conscientização da população. Os constantes casos de microcefalia, que ainda não tem sua ligação comprovada com a transmissão do mosquito aedes aegypti.

Boa sorte a todos!

Licio Antonio Malheiros é geógrafo (liciomalheiros@yahoo.com.br)


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta