"> Detran amplia atendimento em Cuiabá e Várzea Grande – CanalMT
Divulgação

Detran amplia atendimento em Cuiabá e Várzea Grande

Da Redação

Quem mora na região metropolitana de Cuiabá tem a disposição cinco unidades descentralizadas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) . Espalhadas por Cuiabá e Várzea Grande, as unidades oferecem serviços de habilitação e documentação de veículos para que o cidadão não precise se dirigir à sede da autarquia.

Uma das mais completas é a Agência VIP do Jardim das Américas, localizada na Galeria Itália, que atende a região sul da Capital. Lá o público encontra todos os serviços de habilitação que são oferecidos na sede. É possível dar entrada na primeira habilitação, realizar os exames psicológicos e de aptidão física, fazer mudanças de categoria e renovação da carteira nacional de habilitação (CNH).

Foi o que fez José Borges, de 42 anos, que procurou a unidade para retirar a carteira de habilitação definitiva. Morador do bairro Novo Mato Grosso, José procurou a agência do Jardim das Américas por ser mais próxima da região onde mora e trabalha.

Ele realizou todo o processo na unidade e faz questão de indicar para os amigos. “Para retirar a definitiva precisei vir duas vezes aqui na agência. Foi rápido e fui muito bem atendido”, garantiu o pedreiro.

A Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Várzea Grande, localizada no shopping center da cidade, também oferece os mesmos serviços de habilitação que a população encontra tanto na sede do Detran quanto na agência do Jardim das Américas. É possível realizar, por exemplo, a prova teórica digital, um dos testes necessários para a retirada da CNH.

Já no centro da Capital o cidadão encontra um posto de atendimento do Detran-MT dentro do Ganha Tempo, que fica na Praça Ipiranga.  Lá é possível efetuar a troca para a CNH definitiva e solicitar 2ª via de habilitação.

Diretoria de Veículos

Em Cuiabá, as agências do Detran-MT do CPA, Jardim Universitário, Ganha Tempo e Jardim das Américas realizam alguns dos serviços relativos a licenciamento de veículos: emissão de taxas (como taxa de licenciamento, seguro DPVAT, IPVA e multas), emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos  (CRLV)  e de segunda via deste documento – que é de porte obrigatório.

Para o comerciante Rodrigo Vidal, de 43 anos, a agilidade no atendimento da Agência VIP do Jardim Universitário é um dos pontos positivos da unidade, que recebe em média 230 pessoas por dia apenas para retirada do CRLV. “Sou a favor de existir mais agências como essa espalhadas pela cidade. Fui atendido em poucos minutos, é muito prático”, avaliou Rodrigo, que mora no jardim Itália, bairro próximo da agência.

Nessas mesmas agências (CPA, Jardim Universitário, Ganha Tempo e Jardim das Américas) o público pode fazer a comunicação de venda, que é o procedimento em que o vendedor de um veículo informa ao Detran sobre a venda do automóvel.

Entretanto, existem serviços relacionados a veículos que só podem ser realizados na sede do Detran, em Cuiabá: vistoria veicular (geração de taxas deste serviço, agendamento, lacração de veículos e a vistoria propriamente); abertura de processos de transferência; primeiro emplacamento; inclusão e exclusão de gravame; segunda via de recibo; emissão Certificado de Registro de Veículo – CRV (recibo); e recurso de infrações.

De acordo com a Diretoria de Veículos do Detran-MT, tais serviços demandam uma infraestrutura maior, por isso são ofertados apenas na sede da autarquia. Além disso, como os serviços de licenciamento representam a maior demanda, são ofertados também nos núcleos.

A exceção é o núcleo de atendimento do Distrito industrial, conhecido como “Agência Vistoria Pesada”, onde são realizados serviços com os veículos pesados, como ônibus e caminhões, por exemplo.

Comodidade

O serviço de entrega em domicílio do CRLV está disponível para todo o estado pelo aplicativo MT Cidadão (http://www.mtcidadao.mt.gov.br). Basta acessar o site ou o aplicativo, no ícone do Detran, e selecionar “Emitir licenciamento anual”.

É necessário preencher os campos solicitados, confirmar os dados do requerente e do veículo, selecionar o tipo de retirada “domiciliar” e gerar o boleto. Após a compensação do pagamento, o documento será enviado via Correios, mediante pagamento de uma pequena taxa de entrega.

O aplicativo é gratuito e está disponível para os sistemas Android e iOS.

Serviço

Núcleo de Atendimento da Galeria Itália Center – Cuiabá

Endereço: Av. Brasília, Bairro Jd. das Américas

Horário de atendimento: 12h às 18h

Núcleo de Atendimento do Ganha Tempo de Cuiabá

Endereço: Travessa Paes de Barros, s/n, Centro

Horário de atendimento: 12h às 18h

Núcleo de Atendimento do CPA – Cuiabá

Endereço: Av. Brasil, 545, Bairro CPA II

Horário de atendimento: 12h às 18h

Núcleo de Atendimento do Jardim Universitário – Cuiabá

Endereço: Rua Barbosa, 1222, Bairro Jardim Universitário, Galeria JL

Horário de atendimento: 12h às 18h

Núcleo de Atendimento VISTORIA PESADA – Cuiabá

Endereço: Av. D com Av. X, 301, Distrito Industrial

Horário de atendimento: 12h às 18h

5ª Ciretran de Várzea Grande – Várzea Grande Shopping

Endereço: Av. Presidente Arthur Bernardes, s/nº Bairro Vila Ipase

Horário de atendimento: 12h às 18h


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta